Letramento literário afrodescendente: ensino-aprendizagem e formação de professores

Autores

  • Murilo da Costa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v1i1.1413

Resumo

Resumo

O presente trabalho vai ao encontro das expectativas criadas pela promulgação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas privada e pública brasileiras. O trabalho, conduzido pelo grupo de pesquisa Educação Literária Afrodescendente (CNPq/UNEB), também procurou e procurará elaborar um levantamento e a análise do tratamento que recebe a literatura correspondente a temáticas que abranjam assuntos literários africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau e Príncipe) e afro-brasileiros e que não estão incluídos nos materiais didáticos e paradidáticos no contexto educacional brasileiro. Para alcançar os objetivos desta Lei, é preciso haver profissionais com formação adequada para tratar cientificamente das diversas histórias e culturas do Continente Africano, bem como de suas heranças no cotidiano brasileiro. Assim, o que poderá resultar desta pesquisa é a recondução positiva da democracia brasileira, especialmente no que tange à redução da discriminação racial no país.

 Palavras-chave

arodescendente, literatura, educação, letramento.

 

 

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

FERREIRA, M. da C. Letramento literário afrodescendente: ensino-aprendizagem e formação de professores. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 24–32, 2011. DOI: 10.30620/p.i.v1i1.1413. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1413. Acesso em: 5 nov. 2024.