Sobre a Revista

Foco e Escopo

Pontos de Interrogação é uma revista semestral, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Publicamos em português, inglês, francês e espanhol, artigos, entrevistas e resenhas, inéditos, de investigadores nacionais e internacionais, bem como de personalidades artísticas, científicas e culturais, cujos estudos e conclusões problematizem os objetos e pressupostos tanto da crítica, teoria e historiografia literárias quanto dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Pós-coloniais, entre outros, articulados ao debate sobre repercussão das descobertas científicas do campo linguístico-literário, ao longo do último século, nas ciências humanas e sociais aplicadas, sua virada linguístico-literária, seus impactos quanto à teoria da representação bem como quanto à emergência de um lugar de fronteiras epistemológico em que todas as instituições, tais como a escola, o estado, a igreja, os dispositivos de controle econômico, entre outros, estejam sendo interpeladas a favor da democracia direta e da cidadania cultural dos povos e nações despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de construção de si como sujeitos sociais e coletivos.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação pelos pares se dá da seguinte forma: a) check list dos textos submetidos a partir das chamadas. A comissão de publicações e/ou editores de sessão, a partir das normas e linha editorial da Revista Pontos de Interrogação, faz uma pré-seleção; b) encaminhamento dos artigos pré-selecionados a 02 avaliadores ad hoc para emissão de parecer circunstanciado. Os avaliadores ad hoc são escolhidos pela produção e maturidade científica quanto aos temas de cada dossiê.

As resenhas, entrevistas, ensaios, manifestos são também pré-selecionados e encaminhadas a um(a) avaliador(a) ad hoc para emissão de parecer. Considerando o Banco de Textos para arquivamento de trabalhos submetidos em fluxo contínuo, poderão ser selecionados(as) até 02 textos de cada gênero, para a composição do dossiê, a partir de 2018.

 

Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Autores(as), editores (as), avaliadores (as), no processo editorial, devem tomar medidas e precauções, com o texto e suas propriedades, para que as identidades tanto dos (as) autores(es) quanto dos (as) avaliadores (as) não sejam reveladas.

Medidas e precauções:

  1. A exclusão das marcas autorais no texto a ser submetido por parte do autor (a).
  2. A remoção da identificação do(a) autor(a) em documentos do Microsoft Office no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. A remoção, em PDFs, dos nomes dos autores, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista Pontos de Interrogação é distribuída sob uma licença Creative Commons CC BY-SA 4.0 Internacional.

Sponsors