A DIÁSPORA AFRICANA NA POESIA DE CRUZ E SOUSA

THE AFRICAN DIASPORA IN THE POETRY OF CRUZ E SOUSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v5i10.21131

Palavras-chave:

Cruz e Sousa

Resumo

Este texto analisa a poesia do vate catarinense, Cruz e Sousa, a partir de uma perspectiva que busca identificar, em seu projeto literário, a narrativa de experiências dos afrodescendentes no Brasil e as consequências do tráfico de escravos, além de ressaltar a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira. Objetivamos, também, refletir a respeito da diáspora africana presente na literatura do Dante Negro, e suas contribuições para ampliar o conhecimento sobre a história e a cultura afro-brasileiras. Neste sentido, pretendemos demonstrar o quanto tais reflexões de Cruz e Sousa serviram de denúncia em face de questões de identidade, racismo, preconceito e resistência. Os poemas a serem analisados serão extraídos de sua Obra Completa, publicada pela Editora Nova Aguilar, em sua edição de 1995, e se denominam: “Escravocratas” e “Da Senzala”, do livro CambiantesO Livro Derradeiro; e o poema em prosa, “Emparedado”, do livro Evocações. A título de embasamento teórico, lançaremos mão de reflexões sobre o tema proposto, constantes de obras de Hall (2006); Bastide (1943); e Fanon (2021; 2023).

Palavras-chave: Cruz e Sousa; Literatura Brasileira; Diáspora Africana; Cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Comandulli da Cunha, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Doutora em Estudos de Literatura (Literatura comparada) pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com ênfase no escritor António Feliciano de Castilho e sua presença nas letras oitocentistas portuguesas: sociabilidade e difusão da escrita feminina. Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, sob o tema Memorial do Desassossego: O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Bacharel em Letras - Português/Literatura da Língua Vernácula pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Estágio pós-doutoral pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, em 2021. Estágio pós-doutoral pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Técnica em Assuntos educacionais na UNIRIO. Pesquisadora do Polo de Pesquisas de Literatura Luso-brasileira do Real Gabinete Português de Leitura. Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atua em projetos como: Projeto de Pesquisa Escritoras Portuguesas na imprensa periódica do Brasil: Laços Transatlânticos de ação (1890-1930) - UERJ, Rio de Janeiro - Brasil; Paisagens em Movimento - RGPL E UFF; Escritoras em Português - página CEC FLUL, Lisboa - Portugal; Portugueses de Papel - CLEPUL - Lisboa- Portugal. Mulheres e os Clássicos ligado ao Centro de Estudos Clássicos da FLUL. Tem interesse em escrita feminina, sociabilidades, paratextualidades, entre outros.

Referências

BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA NVI. Tradução de Claiton André Kunz, Eliseu Manoel dos Santos e Marcelo Smargiasse. São Paulo: Editora Vida, 2013.

COUTINHO, Afrânio (Org.). Cruz e Sousa. Fortuna Crítica. 4 ed. Brasília: Civilização Brasileira; INL, 1979.

DICIONÁRIO INFOPÉDIA DA LÍNGUA PORTUGUESA [em linha]. Verbete: diáspora. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-08-12]. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/diaspora.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Org. de Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. Poesia e Vida de Cruz e Sousa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975.

MATOS, Gramiro de. Influências da Literatura Brasileira nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Salvador: EGBA, 1996.

MONTENEGRO, Abelardo F. Cruz e Sousa e o Movimento Simbolista no Brasil. Fortaleza: UFC Edições /Fundação Franklin Cascaes-Prefeitura Municipal de Florianópolis, 1998.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix, 1990.

SOUSA, Cruz. Obra Completa. Org. de Andrade Murici. Atualização e Notas por Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2000.

WALTER, Roland. O espaço literário da Diáspora Africana: reflexões teóricas. In: QUEIROZ, Amarino; LIMA, Maria Nazaré de; WALTER, Roland (Orgs.). A Cor das Letras – UEFS, Número Temático: literatura, cultura e memória negra, n. 12, 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-25