PRESENTATION

Autori

  • Celso Kallarrari de Souza Silva
  • Ivana Figueiredo Teixeira Gund
  • Karina Lima Sales
  • Volker Karl Lothar Jaeckel

Parole chiave:

Linguística, Literatura

Abstract

A Revista Missangas: estudos em literatura e linguística, vinculada ao Programa de Mestrado em Letras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (DEDC-X), ao divulgar produções de autores nacionais e internacionais sobre temas e problemas literários e linguísticos, tem como propósito acolher a pluralidade de diversos olhares sobre as múltiplas dimensões das ciências humanas em tempos e espaços variados, contribuindo para o debate científico neste momento de intensificação das relações internacionais no campo da produção acadêmica brasileira.

A Revista Missangas torna-se, portanto, um instrumento capaz de possibilitar — num mosaico de multiculturalidades — a construção de “nossos colares de contas amigadas”, aproximando e ligando mundos distintos pela via da publicação acadêmica, a fim de dar maior evidência às diferentes filiações teóricas e metodológicas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vêm desenvolvendo conhecimento nas linhas de investigação relacionadas à literatura e linguística presentes no Programa de Mestrado em Letras do Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e em outros Programas de Pós-graduação Stricto Sensu no país.

Findamos, pois, o terceiro ano com a sexta Edição da Revista Missangas: estudos em literatura e linguística.  Esta edição é composta por trabalhos dos mais diversos pesquisadores de universidades do país: Universidade de São Paulo (USP/PPG-LETRAS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual da Bahia (UNEB/PPGL) e Universidade Nacional de Brasília (UnB), Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS/PPGEL), Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade do Mato Grosso (UNEMAT/PPGLETRAS), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/PPGLETRAS)

Neste número 09 da Missangas, abrimos a revista com o artigo “As adivinhas e o jogo dos eningmas: percursos na cultura até a Literatura Infantil”, de Shirlene Rohr de Souza (UNEMAT/PPGLETRAS), Tatiane Silva Santos (USP) e Abigail Martins de Souza Almeida (UNEMAT). Neste artigo, as autoras tratam, de forma pontual, conceitual e semântico, das advinhas e de outros jogos enigmáticos, populares entre adultos e crianças, analisando seus deslocamentos, ou seja, de um posto sério para a brincadeira da cultura popular e, mais recentemente, para a cultura de massas. Desse modo, demonstram a relação entre as tradições orais, especialmente as adivinhas e a literatura infantil, apresentada no livro Contos de Adivinhação (2008), de Ricardo Azevedo, destacando alguns recursos para a representação das tradições, a partir dos jogos ou enigmas em cada conto.

 

“De trabalha alugado a proprietário de São Bernardo: uma leitura dialética marxista do percurso de Paulo Honório” é o artigo de Katrícia Costa Silva Soares de Souza Aguiar (UNEB/UnB). Nele, a autora apresenta uma leitura da obra de São Bernardo, de Graciliano Ramos, pela perspectiva da dialética marxista, cuja análise parte da representação da própria atividade humana, “refletindo o mundo real, transfigurando-o no seu movimento, na sua evolução e desenvolvimento, considerando, aliás, que com isso a narrativa não se pretende verdade.” Trata-se, pois, de uma leitura investigativa que faz-nos pensar alguns aspectos da dialética marxista no romance a partir da leitura (suas relações, conflitos e trajetória de trabalhador alugado) do narrador e protagonista, Paulo Honório.

 

No artigo “Fenômenos de contato linguístico numa pesquisa de dialetologia pluridimensional registrados em uma situação de aprendizagem de línguas pautada na educação para o plurilinguismo”, de Gabriel Figueredo (UFFS) e Cristiane Horst (UFFS), os pesquisadores tem por objetivo descrever as alternâncias linguísticas de um grupo de alunos brasileiros que aprendem francês como a segunda língua adicional depois da língua inglesa. Os pesquisadores organizaram a pesquisa com base nas dimensões dialingual, diageracional, diarreferencial e diasexual, a fim de observar os fenômenos de alternâncias linguísticas no ensino-aprendizagem voltada ao plurilinguismo. Para tanto coletaram os dados através de entrevistas (conversa semidirigida, Produção Oral, Produção Escrita e questionário sobre crenças linguísticas, demonstrando que “os resultados apontam a alternância linguística / code-switching como fenômeno mais frequente, além da constatação de que é a geração mais velha que mais apresenta alternâncias.

 

Renata Feitosa Silva (USP) e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (USP/UNEB-PPGL) são os autores do artigo “Letramento Literário para alunos do nono ano: atividades dialógicas com a obra Terra Sonâmbula”, de Mia Couto”. Neste artigo, os autores objetivam desenvolver atividades dentro da proposta do letramento literário de Cosson (2014) e das propostas de diário de leitura de Machado (1998), a fim de incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, levando em consideração que o livro apresenta um relato de vida semelhante àquele vivido pela comunidade escolar. Para tanto, buscaram desenvolver uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, entrega e disponibilização do PDF da produção aos amigos e familiares dos discentes. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário.

“Memórias, identidades e representação feminina em Geni Guimarães e Jarid Arraes” é o artigo de Laís Gerotto de Freitas Valentim (UPM) e Kely Xavier da Silva (UPM). Neste trabalho, os autores analisaram os contos “Primeiras lembranças”, do livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, e “Despedida de Juazeiro do Norte”, do livro Redemoinho em dia quente (2019), de Jarid Arraes.  Trata-se, pois, de um estudo comparativo da memória, identidade e representação feminina das protagonistas das obras que intenciona provocar “a reflexão sobre a figura da mulher nas obras de ambas as escritoras e como estas se constroem ao longo das narrativas, trazendo à tona os preceitos vistos acima e a ancestralidade negra representada”.

 

O artigo “Narrativas sobre um processo traumático: a memória em El Mar y La Serpiente, de Paula Bombara”, de Graziela Mari Lazzari, Raquel Silveira e Rosane Maria Cardoso (UNISC/PPGLETRAS), traz reflexões sobre as concepções de memória e de experiência traumática no contexto de El mar y la serpiente, de Paula Bombara. A análise concentra-se na protagonista que, ao questionar os silêncios do passado enfrenta, paradoxalmente, o esquecimento de fatos da sua infância vivida durante a última ditadura militar argentina, marcada por golpes de Estado, violações dos direitos humanos e liberdade de expressão, território propício ao surgimento de memórias traumáticas. O enredo revela a luta da protagonista para desvendar sua narrativa pessoal e resgatar memórias apagadas pela história oficial, explorando a relação entre memória e trauma em diferentes respostas da própria memória, o que fortalece o papel da literatura na luta contra o esquecimento e dá voz às experiências outrora silenciadas.

              

               Em “Poesia de testemunho em Paul Celan: os ecos da barbárie”, o autor, Antônio Wagner Veloso Rocha (UFMG), aborda, em sua análise, o modo como a poesia de Paul Celan se apresenta enquanto lugar de testemunho do Holocausto, uma das mais expressivas experiências de terror do século XX. Trata-se de um poeta de origem judia, poeta e prisioneiro dos nazistas em campos de extermínio, cuja histórico apresenta a dor da perda dos pais, também prisioneiros. Segundo Antônio Wagner Veloso Rocha, “memória, melancolia e traços autobiográficos se entrecruzam, sob os impactos da catástrofe nos escritos de Celan, muitas vezes, marcados pela falta de sentido para a existência humana e pela necessidade de não deixar que o Holocausto (...) seja esquecido no transcurso da história.”

Jéssica Caroline de Góis (Unioeste), Marcelo Jacó Krug e Fernando (UFFS) e Hélio Tavares de Barros (UFFS) contribuem, nesta edição, com o artigo “Reflexões sobre o processamento fonológico e o desempenho na leitura na dislexia”. O presente artigo é produto de um recorte de um estudo realizado por Góis (2024) junto ao Projeto Atlas das Línguas em Contato na Fronteira, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFFS – Campus Chapecó), que traz contribuições para as áreas de linguística e educação sobre leitura e dislexia. O estudo de caso foi baseado em conceitos sobre  processamento fonológico em crianças disléxicas (Shaywitz; Shaywitz, 2008), por meio da teoria da aquisição da linguagem na perspectiva gerativista (Chomsky, 1965; Chomsky; Halle, 1968), com o objetivo de verificar se um jogo de RPG (Role-playing game) seria eficaz para a otimização da leitura. Os resultados foram atingidos, pois os escores do pós–teste foram superiores ao pré–teste, indicando que a intervenção com o jogo foi eficiente. No entanto, os autores afirmam que o jogo por si só não seja suficiente para otimizar o desempenho na leitura, sugerindo que, em pesquisas futuras, jogos de RPG possam ser aliados à tecnologias e estratégias de intervenção com atividades de consciência fonológica, a fim de que a prática seja realmente efetiva para o aprimoramento das habilidades de leitura.

 Agradecemos a todo(a)s o(a)s pesquisadore(a)s que contribuíram com este sexto número da Revista Missangas, aos pareceristas e revisores desta edição que, gentilmente, sempre têm colaborado conosco, aos nossos colegas e ao apoio constante da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL (UNEB, Campus X), à direção acadêmica do DEDC-X, ao Programa de Apoio a Publicação de Periódicos associados aos Programas de Stricto Sensu da UNEB (PROEP-PÓS — Resolução CONSU nº 1.320/2018) da Pro-reitoria de Pós-graduação - PPG-UNEB. e, finalmente, aos pesquisadores (discentes e docentes) das universidades parceiras, por nos ajudar a fazer da Missangas um importante instrumento científico para a divulgação dos estudos literários e linguísticos.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Editores:

Prof. Dr. Celso Kallarrari de Souza Silva (UNEB, Campus X)

Prof.ª Dr.ª Ivana Teixeira Figueiredo Gund (UNEB, Campus X)

Prof.ª Dr.ª Karina Lima Sales (UNEB, Campus X)

Prof. Dr. Volker Karl Lothar Jaeckel (UFMG)

Pubblicato

2024-06-18