O BELO, O SUBLIME E O REALISMO GROTESCO NOS ROMANCES DE DICKE
THE BEAUTIFUL, THE SUBLIME AND GREEK REALISM IN DICKE’S ROMANCES
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i6.15361Parole chiave:
Ricardo Guilherme Dicke; Estética; Realismo Grotesco; Cultura Popular.Abstract
Percorrendo pelas obras Madona dos Páramos, Deus de Caim, Cerimônias do Esquecimento, Toada do Esquecido & Sinfonia Equestre e Os Semelhantes, o ensaio trata de um aspecto pontual na obra de Ricardo Guilherme Dicke, em especial, seus romances: o realismo grotesco, conceito que suscita reflexões que contrapõem a estética do sublime e do belo à estética do grotesco. Neste exame, surgem apontamentos sobre traços que caracterizam o realismo grotesco na literatura, mais pontualmente na obra de Dicke, tais como a evidência do corpo, as formas híbridas e os eventos sobrenaturais. Na base teórica constam, fundamentalmente, Bakhtin (1993; 1996), Kayser (2013), Hugo (2010) e Kant (2015).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, T. W. Teoria estética. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1982.
ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1977.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. de Yara Frateschi. 3 ed. São Paulo: HUCITEC, 1996.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética – a teoria do romance. Trad.de Aurora Fornoni Bernadini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Spryndus Nazário e Homero Freitas de Andrade. 3ª Ed. São Paulo: Unesp, 1993.
DICKE, R.G. Cerimônias do Esquecimento. Cuiabá-MT: Editora da UFMT, 1995.
DICKE, R.G. Deus de Caim. Cuiabá-MT: afábrika, 2006a.
DICKE, R.G. Toada do Esquecido & Sinfonia equestre. Cuiabá-MT: Cathedral; Carlini & Caniato, 2006b.
DICKE, R.G. Madona dos Páramos. Cuiabá: Cathedral; Carlini & Caniato, 2008.
DICKE, R.G. Os Semelhantes. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2011c.
FRYE, N. Fábulas de Identidade. Trad. de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
HUGO, V. Do grotesco ao sublime. Trad. do prefácio de Cromwell. Trad. de Célia Berrettini. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. – (Coleção Elos, 5)
KANT, I. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime & Ensaio sobre as doenças mentais. Trad. de Pedro Panarra. Lisboa: Edições 70, 2015. – Col. Textos Filosóficos; 63.
KAYSER, W. O grotesco. Trad. de J. Guinsburg. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LEITE, Francisco Benedito. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento no Contexto de François Rabelais como obra de maturidade Mikhail M. Bakhtin. In: Revista Magistro, Volume 2, Número 1, ano 2011. ISSN: 2178-7956. www.unigranrio.br. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas – UNIGRANRIO.
LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural na literatura. Trad. de João Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1973.
LUKÁCS, G. A teoria do romance. Trad. de José Marcos Mariani de Macedo. 2a. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009. (Coleção Espírito Crítico)
POUND, Ezra. ABC da literatura. Trad. de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1996.
RABELAIS, F. Gargântua & Pantagruel. Trad. de David Jardim Júnior. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003.
WATT, I. A ascensão do Romance. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.