REFLEXÕES COMPARADAS SOBRE A ÉTICA UTILITARISTA NAS OBRAS "A CARTEIRA", DE MACHADO DE ASSIS, E "O CAPOTE", DE NIKOLAI GOGOL
DOI:
https://doi.org/10.53500/msg.v2i2.11275Parole chiave:
Literatura comparada, Encilhamento, Machado de Assis, Nikolai Gogol, Ética utilitaristaAbstract
Sob a luz das obras A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, de Max Weber (2007), e As ideias fora do lugar, de Roberto Schwarz (1992), este trabalho visa à análise comparativa dos contos A carteira, de Machado de Assis (2019), e O capote, de Nikolai Gogol (2001). Assim, a contraposição dos contextos das obras evidenciou grande semelhança entre as sociedades - como Schwarz deixa claro -, o que reflete na proximidade das características morais das personagens dos contos. Tais características, sobretudo referentes à economia, deixam clara a discrepância da ética presente em países protestantes – descritos por Weber. Em A carteira, Machado nos apresenta Honório como protagonista, o qual preza pela imagem de homem honrado, e, principalmente, pela manutenção de seus créditos social e financeiro, ainda que desenvolva questionamentos morais ao longo do conto. Já em O capote, Gogol faz com que Akaki seja a representação do homem que preza pelo trabalho pelo viés tradicionalista – sem visar ao acúmulo de dinheiro ou ao lucro. Os contos analisados, por serem verossímeis, apresentam, respectivamente, características sociais do Brasil Império e da Rússia czarista e, portanto, suas personagens reproduzem padrões éticos vigentes na época – o que permite analisar e comparar as obras e os contextos em que estas estão inseridas. Por meio deste trabalho, a ética utilitarista – pregada por Benjamin Franklin e descrita por Weber – se mostrou presente em ambas as sociedades, ainda que o tradicionalismo estivesse presente, o que evidenciou o fato de que tais elementos não são excludentes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
GOGOL, Nikolai Vassilievitch. O capote. Tradução: Roberto Gomes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2001.
Significado do nome Amélia. Significado de Nomes Próprios. Disponível em: <https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/amelia/>. Acesso em: 26 de jul. de 2020.
Significado do nome - Akaki. Dream Book. Disponível em: <https://pt.dreambook.in.ua/name/man/akakiy/>. Acesso em: 26 de jul. de 2020.
Significado do nome Gustavo. Significado de Nomes Próprios. Disponível em: <https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/gustavo/>. Acesso em: 26 de jul. de 2020.
Significado do nome Honório. Significado de Nomes Próprios. Disponível em: <https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/honorio/>. Acesso em: 26 de jul. de 2020.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor As batatas. In: As idéias fora do lugar. São Paulo: Duas cidades, 1992.
SILVA, Ana Cláudia Suriani da. Gogol, matriz de Quincas Borba. In: Revista Santa Barbara Portuguese Studies, volume VII, p. 153- 170. Disponível em: <file:///C:/Users/Acer/Downloads/Gogol,%20matriz%20de%20Quincas%20Borba.pdf>. Acesso em: 20 de set. de 2020.
PALMA, Anna. O duplo nos contos de Machado de Assis: Capítulo dos chapéus. In: Revista outra travessia, n.6. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2010n6p181>. Acesso em 15 de set. de 2020.
VIAL, Ana Paula Seixas; TOMAZZI, Raiany. Análise comparativa entre O capote, de Nikolai Gogol. e O espelho, de Machado de Assis - o duplo na trajetória das personagens. In: Revista entrelinhas, v.6, n.1. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/2612>. Acesso em: 02 de set. de 2020.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Schwarcz ltda, 2007.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.