Cooperação acadêmica e fortalecimento da pós-graduação em cidades do interior

Auteurs-es

  • Aline Santos de Brito Nascimento UNEB https://orcid.org/0000-0001-9509-8415
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo
  • Thomas Massao Fairchild Universidade Federal do Pará
  • Adriana Santos Batista Universidade Federal da Bahia
  • Renata Lucena Dalmaso Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI :

https://doi.org/10.53500/msg.v1i1.9658

Mots-clés :

Avaliação institucional, Formação de pesquisadores, Internacionalização

Résumé

Este texto tem por objetivo apresentar e problematizar algumas estratégias para a consolidação de programas de pós-graduação situados em instituições do interior. Parte-se, inicialmente, da caracterização de dois programas acadêmicos em Letras, um recém criado e outro com poucos anos de funcionamento, respectivamente, da Bahia e do Pará, para exemplificar os desafios e as possibilidades de construção de uma identidade local. Tendo em vista cursos com essas características, passa-se à discussão de possíveis estratégias para fortalecimento e enfrentamento da avaliação, tanto institucional quanto social. Por fim, problematiza-se o papel das pesquisas desenvolvidas fora dos grandes centros, sua contribuição para a produção de conhecimento e perspectivas de cooperação acadêmica nacional e internacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, ambos da USP.

Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.

Adriana Santos Batista, Universidade Federal da Bahia

Resumo da Biografia: Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente do ProfLetras (rede nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA

Renata Lucena Dalmaso, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesspa.

Références

BRASIL, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População estimada, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados. Acesso em: 20 maio 2020.

CARMO, Crysna Bonjardim da Silva. Corpus de Migração: Um estudo da variação dos segmentos [t, d e s] na fala espontânea de Teixeira de Freitas. Linguagem em (Re)vista, v. 15, n. 29, Niterói, 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de área Linguística e Literatura. 2019. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/Linguistica_e_Literatura.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

RIOLFI, Claudia Rosa; BARZOTTO, Valdir Heitor. Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.

SANTANA, Gean Paulo Gonçalves. Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, jul./dez. 2014.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-30