QUEM SABE A TELA SEJA O LUGAR PARA UM CAVALEIRO ANDANTE? CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME DON QUIJOTE DE ORSON WELLES

Autores/as

  • Bruna Fontes Ferraz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Eduarda Duarte Pena CEFET-MG
  • Joana Gonçalves Coelho Silva CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.53500/msg.v1i1.9252

Palabras clave:

Dom Quixote, Orson Welles, Jesús Franco, adaptação cinematográfica.

Resumen

O presente artigo almeja analisar o contexto singular da adaptação cinematográfica Don Quijote, do diretor norte-americano Orson Welles, que deixou esse trabalho, gravado durante mais de 30 anos, inconcluso. Coube, assim, ao diretor espanhol Jesús Franco a responsabilidade de finalizar o Don Quijote de Orson Welles, montagem realizada para a exposição Sevilha em 1992. Para isso, tomaremos como operadores de leitura a metalinguagem, o anacronismo e as inversões de dicotomias calcificadas na sociedade ocidental, analisando algumas cenas do filme, com o objetivo de investigar como Welles se apropria de algumas características de Miguel de Cervantes para constituir sua adaptação cinematográfica e como Franco propõe finalizar a obra inacabada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Fontes Ferraz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010), Mestre em Estudos Literários - Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG (2018). Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com atuação nos cursos técnicos e na Graduação em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ATLAS (Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade), do CEFET-MG, e do grupo de pesquisa Mito e Modernidade, da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: teoria da literatura; literatura comparada; revisão de textos; ensino de literatura, língua portuguesa e produção de textos; literatura e outras artes.

Eduarda Duarte Pena, CEFET-MG

Graduanda no curso de Letras – Tecnologias da edição do CEFET-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Joana Gonçalves Coelho Silva, CEFET-MG

Graduanda no curso de Letras – Tecnologias da edição do CEFET-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Citas

AUERBACH, Erich. Dulcinéia Encantada. In:______. Mimesis. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971, p. 292-314.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BOGDANOVICH, Peter; WELLES, Orson. This is Orson Welles. Harper Perennial, 1993.

BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In:______. Ficções. Trad. Carlos Nejar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 29-38.

CALVINO, Italo. “A relação com a lua”. In: Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Tradução: Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CERVANTES, Miguel de. O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, Primeiro Livro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Editora 34, 2017.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

FERREIRA, António Mega. O essencial sobre Dom Quixote. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015.

MÜLLER, Adalberto. O Dom Quixote de Orson Welles: História e Reconstrução. In: REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 4, p. 110-138, 2013. Disponível em: < https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/310>. Acesso em: 03 ago. 2020.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Revista Ilha do Desterro, Florianópolis, nº 51, p. 19-53, jul./dez. 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19>. Acesso em: 03 ago. 2020.

Filmografia

DON QUIJOTE de Orson Welles. Direção: Orson Welles e Jesús Franco. Espanha: El Silencio Producciones, 1992.

Publicado

2021-12-20