MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS VIVENCIADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO UATI/CEVITI
MEMORIES OF SOCIOCULTURAL EXPERIENCES LIVED IN THE EXTENSION PROJECT UATI/CEVITI
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i10.20814Palabras clave:
Memórias, Terceira Idade, Experiências socioculturaisResumen
Este artigo apresenta uma análise de dados que se insere no contexto de uma pesquisa de doutorado. Buscou-se conhecer, compreender e analisar como as experiências socioculturais envolvendo as mais diversas expressões artísticas podem ter influência sobre a constituição da identidade de um indivíduo no decorrer da sua história de vida, configurando-se como um processo natural de letramento literário a partir das suas vivências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica desenvolvida entre um grupo de alunas de um projeto de extensão que atende o público da terceira idade. A partir dos depoimentos das participantes foi possível constatar que as experiências vivenciadas no projeto se caracterizam por momentos marcantes e muito significativos para elas. Os dados revelam que as atividades artístico-culturais ou de ensino das quais participaram trouxeram benefícios que superam o nível de aquisição de novos conhecimentos. Esse projeto de extensão, como espaço de construção de sociabilidades, exerce um importantíssimo papel que adentra inclusive o âmbito psicoemocional. Todas essas atividades formam referenciais sociais importantíssimos para ajudar no equilíbrio emocional e na valorização e autovalorização da pessoa idosa.
Descargas
Citas
Referências
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CANDAU, Jöel. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2012.
CARADEC, Vincent. Da terceira idade à idade avançada: a conquista da velhice. In: GOLDENBERG, Mirian. Velho é lindo!. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 11-38.
GALVÃO, Ana Maria O. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n. 81, p.115-142, dez. 2002.
LIMOEIRO, Beatrice Cavalcante. O envelhecimento e as mudanças no corpo: novas preocupações e velhas angústias. In: GOLDENBERG, Mirian. Velho é lindo! Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 107-131.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.