REFLEXÕES SOBRE O PROCESSAMENTO FONOLÓGICO E DESEMPENHO NA LEITURA NA DISLEXIA
REFLECTIONS ON PHONOLOGICAL PROCESSING AND READING PERFORMANCE IN DYSLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.20198Palabras clave:
crianças disléxicas, fonologia, leitura, gerativismoResumen
O presente artigo é produto de um recorte de um estudo realizado por Góis (2024) junto ao Projeto Atlas das Línguas em Contato na Fronteira, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFFS – Campus Chapecó), e traz contribuições para as áreas de linguística e educação sobre leitura e dislexia. O estudo de caso foi baseado nos conceitos sobre processamento fonológico em crianças disléxicas (SHAYWITZ; SHAYWITZ, 2008), por meio da teoria da aquisição da linguagem na perspectiva gerativista (CHOMSKY, 1965; CHOMSKY; HALLE, 1968), com o objetivo de verificar se um jogo de RPG (Role-playing game) é eficaz para a otimização da leitura. Na metodologia utilizamos um questionário individual - respondido pelos responsáveis – com informações básicas de saúde da criança informante; aplicação de um pré-teste de leitura com exercícios selecionados do manual do PROLEC (2019); intervenção com o livro–jogo de RPG “Amigo dragão” e aplicação de um pós–teste – idêntico ao pré–teste. A expectativa era de que após a intervenção com o jogo, o desempenho na leitura dos informantes fosse aprimorado. Os resultados foram atingidos, pois os escores do pós–teste foram superiores ao pré–teste, indicando que a intervenção com o jogo foi eficiente. Contudo, acredita-se que o jogo por si só não seja suficiente para otimizar o desempenho na leitura. Sugere-se que em pesquisas futuras, jogos de RPG possam ser aliados à tecnologias e estratégias de intervenção com atividades de consciência fonológica, para que a prática seja realmente efetiva para o aprimoramento das habilidades de leitura.
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