NARRATIVAS SOBRE UM PROCESSO TRAUMÁTICO: A MEMÓRIA EM EL MAR Y LA SERPIENTE, DE PAULA BOMBARA

NARRATIVAS SOBRE UN PROCESO TRAUMÁTICO: LA MEMORIA EN EL MAR Y LA SERPIENTE, DE PAULA BOMBARA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.20068

Keywords:

Memória, Experiência traumática, Literatura Juvenil, DItadura Argentina

Abstract

Este artigo traça reflexões sobre as concepções de memória e de experiência traumática no contexto de El mar y la serpiente, de Paula Bombara. A análise concentra-se na protagonista que, ao questionar os silêncios do passado, paradoxalmente enfrenta o esquecimento de fatos da sua infância vivida durante a última ditadura militar argentina. É importante mencionar o contexto histórico argentino na contextualização da narrativa, marcado por golpes de Estado, violações dos direitos humanos e liberdade de expressão, território propício ao surgimento de memórias traumáticas. O enredo revela a luta da protagonista para desvendar sua narrativa pessoal e resgatar memórias apagadas pela história oficial, explorando a relação entre memória e trauma em diferentes respostas da própria memória, o que fortalece o papel da literatura na luta contra o esquecimento, proporcionando voz às experiências outrora silenciadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Graziela Maria Lazzari, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES, modalidade II. Neuropsicopedagoga, Escritora e Professora. Graduada em Pedagogia - Parfor pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2022) e licenciada em LETRAS: PORTUGUÊS / INGLÊS - UNISC (2008). Especialista em Linguagens, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2022), Educação: a pesquisa como princípio Pedagógico pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL (2022), em Docência do Ensino Religioso pela Unifasec (2022), A.B.A. Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade Dom Alberto (2022), Atendimento Educacional Especializado - AEE, pela Censupeg (2020), Ensino Religioso pela Censupeg (2020), Orientação Educacional pela Censupeg (2020), em Neuropsicopedagogia Clínica pela Censupeg (2018), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Uninter (2012). Formada no Ensino Médio em Curso Normal/ Habilitação ao Magistério pela EEEB Pe. Benjamim Copetti (2004). Atua desde 2006 como professora da Educação Básica, com experiência na rede privada e pública no Rio Grande do Sul. Atualmente, assessora pedagógica na 6 Coordenadoria Regional de Educação em Santa Cruz do Sul/RS, atuando na Gestão Escolar, bem como em cursos de formação continuada para professores da rede pública estadual e na formação e organização dos cursos de Metodologias de Projetos e Educomunicação que culminam em Mostras Regionais de Projetos desenvolvidos nas escolas da rede. Professora de aprendizagem e treinamento comercial no SENAC/SC e professora convidada pela Faculdade Censupeg como docente nos cursos de graduação em Letras, Pedagogia, Educação Especial e História e como supervisora de estágio e residência pedagógica, e docente de pós-graduação como professora e orientadora de artigo nos cursos de Gestão Escolar, Neuropsicopedagogia Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva, Alfabetização e Letramento. E como professora convidada da Unifasec, nos cursos de Especialização em Alfabetização e Letramento, Língua Portuguesa e Literatura, Projeto de Vida e Educação Especial e Inclusiva. Participou da Construção do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) - ProBNCC Ensino Fundamental - área de Ensino Religioso, como Redatora e Formadora Estadual; Experiência com assessorias, consultorias e palestras com ênfase em Educação. Linhas de pesquisa: Formação Continuada de Docentes, Estudos Linguísticos e Cognição, Alfabetização e Letramento, Neuropsicopedagogia, Metodologia de Projetos, Metodologias Ativas e Ensino Religioso. Experiência como professora e curadora de conteúdos para o Grupo SAGAH e como professora e orientadora de artigos do curso de especialização em Docência do Ensino Religioso pelo IES Semear. Na graduação, experiência como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2013-2017) e Bolsista no Programa Institucional de Nivelamento Acadêmico -PINAC, na UNISC, na Oficina de Leitura e Produção de Textos - EAD (2014).

Rosane Maria Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul

Rosane Maria Cardoso é graduada em Letras em Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Vale do Taquari/Univates (1994) e em Letras Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estácio de Sá (2022), com mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e pós-doutorado pela Universidad de Granada/Espanha (2007). Atualmente, é docente da Universidade de Caxias do Sul/UCS e professora colaboradora dos Programas de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC e da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Atua nas áreas de Leitura e Infância e narrativas contemporânea de língua espanhola. Membra dos Grupos de Pesquisa do CNPq Literatura, Imaginário e Poéticas da Contemporaneidade, Práticas do Ensino em Letras, Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa, do(a) Universidade Federal do Pampa e Literatura e identidade na América Latina, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Participa do GT da ANPOLL Leitura e Literatura infantil e juvenil.

Raquel da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Letras/ Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2017) e Letras/Português pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2018). Pós graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade Dom Alberto (2020). Atualmente é Supervisora Escolar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área das Linguagens, com ênfase em Língua Espanhola. Estudante do curso bacharelado em Ciência e tecnologia de alimentos na UERGS e Licenciatura em Arte na UNIFAVENI, ambas as graduações iniciadas em 2021.

References

BLANC, Natalia. Literatura infantil: cómo contar la dictadura a los chicos a través de la ficción. Grupo de Fondo de Cultura Económica, marzo de 2017. Disponible en: https://www.lanacion.com.ar/cultura/literatura-infantil-como-contar-la-dictadura-a-los-chicos-a-traves-de-la-ficcion-nid1998305. Acceso en: 12 DEZ. 2023.

BOMBARA, Paula. El mar y la serpiente. 3ª ed. Buenos Aires: Norma, 2009.

BOMBARA, Paula. Ponencia leída en el 17° Foro por el fomento del libro y la lectura de la Fundación Mempo Giardinelli. En: Blog Desde mi cristal. 2013. Disponible en: http://paulabombara.blogspot.com/. Acceso en: 12 DEZ. 2023.

CARDOSO. R.M. (2021). Los 30.000 que nos hacen falta: la narrativa necesaria de Paula Bombara. EntreLetras, 12(2), 255–274. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p255-274

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.8, n.3, p. 537-550, nov.2010/fev.2011.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Lima: IEP, 2012.

JELIN, Elizabeth. Memorias en conflicto. En: Revista Puentes, Año 1, N°1, agosto 2000.

M. Pollak, Encadrement et silence: le travail de la mémoire, Pénélope, pour l'histoire des femmes. Paris, 12, 1985, 35-39.

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

Published

2024-06-18