NARRATIVAS SOBRE UM PROCESSO TRAUMÁTICO: A MEMÓRIA EM EL MAR Y LA SERPIENTE, DE PAULA BOMBARA
NARRATIVAS SOBRE UN PROCESO TRAUMÁTICO: LA MEMORIA EN EL MAR Y LA SERPIENTE, DE PAULA BOMBARA
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.20068Keywords:
Memória, Experiência traumática, Literatura Juvenil, DItadura ArgentinaAbstract
Este artigo traça reflexões sobre as concepções de memória e de experiência traumática no contexto de El mar y la serpiente, de Paula Bombara. A análise concentra-se na protagonista que, ao questionar os silêncios do passado, paradoxalmente enfrenta o esquecimento de fatos da sua infância vivida durante a última ditadura militar argentina. É importante mencionar o contexto histórico argentino na contextualização da narrativa, marcado por golpes de Estado, violações dos direitos humanos e liberdade de expressão, território propício ao surgimento de memórias traumáticas. O enredo revela a luta da protagonista para desvendar sua narrativa pessoal e resgatar memórias apagadas pela história oficial, explorando a relação entre memória e trauma em diferentes respostas da própria memória, o que fortalece o papel da literatura na luta contra o esquecimento, proporcionando voz às experiências outrora silenciadas.
Downloads
References
BLANC, Natalia. Literatura infantil: cómo contar la dictadura a los chicos a través de la ficción. Grupo de Fondo de Cultura Económica, marzo de 2017. Disponible en: https://www.lanacion.com.ar/cultura/literatura-infantil-como-contar-la-dictadura-a-los-chicos-a-traves-de-la-ficcion-nid1998305. Acceso en: 12 DEZ. 2023.
BOMBARA, Paula. El mar y la serpiente. 3ª ed. Buenos Aires: Norma, 2009.
BOMBARA, Paula. Ponencia leída en el 17° Foro por el fomento del libro y la lectura de la Fundación Mempo Giardinelli. En: Blog Desde mi cristal. 2013. Disponible en: http://paulabombara.blogspot.com/. Acceso en: 12 DEZ. 2023.
CARDOSO. R.M. (2021). Los 30.000 que nos hacen falta: la narrativa necesaria de Paula Bombara. EntreLetras, 12(2), 255–274. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p255-274
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.8, n.3, p. 537-550, nov.2010/fev.2011.
JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Lima: IEP, 2012.
JELIN, Elizabeth. Memorias en conflicto. En: Revista Puentes, Año 1, N°1, agosto 2000.
M. Pollak, Encadrement et silence: le travail de la mémoire, Pénélope, pour l'histoire des femmes. Paris, 12, 1985, 35-39.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.