ATOS DE FALA E ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ: ANÁLISE DE ENUNCIADOS EM UMA AUDIÊNCIA TRABALHISTA VIRTUAL

SPEECH ACTS AND POLITENESS STRATEGIES: ANALYSIS OF STATEMENTS IN A VIRTUAL LABOR HEARING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v4i8.19544

Keywords:

Teoria da Polidez, Impolidez, Magistrada, Judiciário, Atos de fala

Abstract

Em novembro de 2023, um caso ganhou notoriedade nos meios de comunicação e redes sociais do Brasil: na condição de juíza substituta na Vara Trabalhista da cidade de Xanxerê, Santa Catarina, a magistrada Kismara Brustolin, durante uma audiência online, adotou uma postura agressiva com uma testemunha que fora convocada a prestar depoimento em uma audiência de ação trabalhista. O vídeo da audiência foi publicado e ganhou rapidamente a atenção do público devido à maneira como o depoente fora tratado pela magistrada. Neste artigo, será realizada a análise da fala da referida juíza, a partir das teorias linguísticas da Pragmática, nas categorias da Polidez e (im)polidez do discurso, tendo como objetivo geral examinar a fala da magistrada mediante a Teoria da Polidez e dos Atos de Fala. Ademais, tem como objetivos específicos: i) compreender a Teoria da Polidez e suas aplicações; ii) analisar as falas da juíza a partir da interpretação da teoria da polidez e suas categorias; iii) identificar as estratégias comunicacionais da magistrada em sua atuação no caso citado. Para tal propósito, este estudo apoia-se nas teorias de Polidez e (im)polidez de Brown e Levinson (1987), por meio das traduções de  Aguiar (2017) e Barreto e Filho (2019); também se fundamenta na teoria dos Atos de fala com a categoria de “Força Ilocutória”, de Austin (1990). O gesto de análise, então, baseia-se nos conceitos Polidez (Negativa e Positiva), também de Brown e Levinson (1987); bem como no Princípio da Cooperação (PCO), de Grice (1982).

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Author Biographies

Flávio de Campos Barbosa , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Flávio de Campos Barbosa - Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X), graduado do curso de Licenciatura Plena em História na (UNEB - Campus X). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Sul da Bahia - (FASB) e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade da Lapa - (FAEL) Dedica-se, essencialmente, nos seguintes temas: Análise de Discurso Francesa (AD), Discurso Machista e Misógino nas redes sociais. É professor do Ensino Médio desde 2010. É bolsista pelo Programa de Pesquisa da UNEB (PROGPESQ).

Rosângela Alves Barbosa de Oliveira , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB — Campus X), Especialista em “O Ensino da Língua Portuguesa, Leitura e Escrita (abordagem interacionista)” — FASF (2004), Graduada em Letras, com Habilitação em Português e Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco — FASF (2002). Possui experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Redação, Literatura infanto-juvenil e Literatura Brasileira e Portuguesa, com atuação no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Técnico e Superior, além de curso pré-vestibular. Atualmente trabalha como professora dos anos finais da educação básica nos colégios IFA (Instituto Francisco de Assis) e Escola SESI Maria Odília Teixeira. Atua, intensiva e criteriosamente, na correção de redações preparatórias para provas seletivas, a exemplo de vestibulares e ENEM.

Celso Kallarrari, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Estadual da Bahia – PPGL, UNEB. Faz parte do grupo de pesquisa GEICEL - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL (CNPq/CAPES/UNEB). Membro do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL). Editor-chefe da Revista Missangas: estudos em Literatura e Linguística do PPGL, UNEB, Campus X. Atualmente, seu trabalho centra-se nos estudos da Análise do discurso de linha francesa, de modo especial, no discurso religioso presente na literatura, da Semântica e Pragmática desenvolvidos junto aos alunos-mestrandos e bolsistas de Iniciação Científica. 

References

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Published

2024-01-24