LUGARES E POSIÇÕES ATRIBUÍDOS DISCURSIVAMENTE À ESCOLA, À DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, AO PROFESSOR E AO ALUNO NO PROCESSO AVALIATIVO

PLACES AND POSITIONS DISCURSIVELY ASSIGNED TO THE SCHOOL, TO THE PORTUGUESE LANGUAGE DISCIPLINE, TO THE TEACHER AND TO THE STUDENT IN THE EVALUATION PROCESS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i5.13867

Keywords:

Evaluation; Discourse; Portuguese Language Teaching; Images.

Abstract

Abstract: In this study, we aim to investigate the images that are discursively constructed of the school, the Portuguese Language subject, the teacher and the student in the “evaluation” section of course plans for the Portuguese Language subject. We analyzed the places and positions that are attributed to the individuals, as well as the referred discipline in the respective school documents. The course plans were selected from two municipal schools in the extreme south of Bahia, located in Medeiros Neto and Nova Viçosa. We base the research on studies by Pêcheux (2014) – consistent with the mechanisms of discursive functioning and imaginary formations –, Libâneo (1992) – referring to pedagogical planning – and in Antunes (2003) – concerning school assessment. As a methodology, we use the “evidence paradigm” method (GINZBURG, 1989). Firstly, we describe the content mobilized in the “evaluation” section and then we examine the discursive level. The predominant discourses in the text texture indicated the following images: the school and the Portuguese Language discipline as places to control teaching work and student behavior; the teacher is responsible for the performance and monitors the student's conduct; the student, on the other hand, is undisciplined, submissive to the teacher's command and responsible for his own performance. This set of images signaled the remnants of the traditional assessment in planning, in which are disregarded the singularities of the subjects that compose the school context.

Keywords: Evaluation; Discourse; Portuguese Language Teaching; Images.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adenilton da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X) e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sulemi Fabiano Campos. No período da graduação, atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (2013 a 2016); foi monitor de ensino nas disciplinas Estudos Teóricos do Texto Literário (2013), ofertada no Curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas, e Tecnologia da Informação e Comunicação (2016), ofertada no Curso de Pedagogia; e membro do Conselho Departamental da UNEB/Campus X (2016 a 2017), representando os discentes do Curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas. Interessa-se por pesquisas voltadas para os seguintes temas: currículo escolar, discurso e educação, ensino de Língua Portuguesa, formação e seleção de professores e planejamento pedagógico.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É Assessora Acadêmica do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA/UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003. (Série Aula; 1).

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Tradução de Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Instâncias formadoras, domínio da escrita e poder do professor. In: CENTURION, Rejane; CRUZ, Mônica; BATISTA, Isaías Munis (orgs.). Linguagem e(m) interação-línguas, literaturas e educação. Cáceres: UNEMAT, 2011. p. 11-16.

FERREIRA, Andrea Tereza Brito. O cotidiano da escola como ambiente de “fabricação” de táticas. In: ______; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 65-77.

GANDI, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.

GRIGOLETTO, Evandra. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2005, Porto Alegre. Anais do II SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-11. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/2SEAD/SIMPOSIOS/EvandraGrigoletto.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério – 2º grau. Série Formação do professor).

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2000.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-669). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania S. Mariani et al. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2014. p. 59-106.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Published

2022-07-20