Cooperação acadêmica e fortalecimento da pós-graduação em cidades do interior

Autores

  • Aline Santos de Brito Nascimento UNEB https://orcid.org/0000-0001-9509-8415
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo
  • Thomas Massao Fairchild Universidade Federal do Pará
  • Adriana Santos Batista Universidade Federal da Bahia
  • Renata Lucena Dalmaso Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53500/msg.v1i1.9658

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Formação de pesquisadores, Internacionalização

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e problematizar algumas estratégias para a consolidação de programas de pós-graduação situados em instituições do interior. Parte-se, inicialmente, da caracterização de dois programas acadêmicos em Letras, um recém criado e outro com poucos anos de funcionamento, respectivamente, da Bahia e do Pará, para exemplificar os desafios e as possibilidades de construção de uma identidade local. Tendo em vista cursos com essas características, passa-se à discussão de possíveis estratégias para fortalecimento e enfrentamento da avaliação, tanto institucional quanto social. Por fim, problematiza-se o papel das pesquisas desenvolvidas fora dos grandes centros, sua contribuição para a produção de conhecimento e perspectivas de cooperação acadêmica nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Heitor Barzotto, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, ambos da USP.

Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.

Adriana Santos Batista, Universidade Federal da Bahia

Resumo da Biografia: Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente do ProfLetras (rede nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA

Renata Lucena Dalmaso, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesspa.

Referências

BRASIL, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População estimada, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados. Acesso em: 20 maio 2020.

CARMO, Crysna Bonjardim da Silva. Corpus de Migração: Um estudo da variação dos segmentos [t, d e s] na fala espontânea de Teixeira de Freitas. Linguagem em (Re)vista, v. 15, n. 29, Niterói, 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de área Linguística e Literatura. 2019. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/Linguistica_e_Literatura.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

RIOLFI, Claudia Rosa; BARZOTTO, Valdir Heitor. Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.

SANTANA, Gean Paulo Gonçalves. Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, jul./dez. 2014.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Relatórios de experiência