QUEM SABE A TELA SEJA O LUGAR PARA UM CAVALEIRO ANDANTE? CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME DON QUIJOTE DE ORSON WELLES
DOI:
https://doi.org/10.53500/msg.v1i1.9252Palavras-chave:
Dom Quixote, Orson Welles, Jesús Franco, adaptação cinematográfica.Resumo
O presente artigo almeja analisar o contexto singular da adaptação cinematográfica Don Quijote, do diretor norte-americano Orson Welles, que deixou esse trabalho, gravado durante mais de 30 anos, inconcluso. Coube, assim, ao diretor espanhol Jesús Franco a responsabilidade de finalizar o Don Quijote de Orson Welles, montagem realizada para a exposição Sevilha em 1992. Para isso, tomaremos como operadores de leitura a metalinguagem, o anacronismo e as inversões de dicotomias calcificadas na sociedade ocidental, analisando algumas cenas do filme, com o objetivo de investigar como Welles se apropria de algumas características de Miguel de Cervantes para constituir sua adaptação cinematográfica e como Franco propõe finalizar a obra inacabada.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. Dulcinéia Encantada. In:______. Mimesis. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971, p. 292-314.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOGDANOVICH, Peter; WELLES, Orson. This is Orson Welles. Harper Perennial, 1993.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In:______. Ficções. Trad. Carlos Nejar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 29-38.
CALVINO, Italo. “A relação com a lua”. In: Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Tradução: Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
CERVANTES, Miguel de. O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, Primeiro Livro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Editora 34, 2017.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
FERREIRA, António Mega. O essencial sobre Dom Quixote. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015.
MÜLLER, Adalberto. O Dom Quixote de Orson Welles: História e Reconstrução. In: REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 4, p. 110-138, 2013. Disponível em: < https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/310>. Acesso em: 03 ago. 2020.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Revista Ilha do Desterro, Florianópolis, nº 51, p. 19-53, jul./dez. 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19>. Acesso em: 03 ago. 2020.
Filmografia
DON QUIJOTE de Orson Welles. Direção: Orson Welles e Jesús Franco. Espanha: El Silencio Producciones, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.