ENTRE A RASTEIRA E LA BARRIDA: DESCRIÇÕES IMAGÉTICAS NO CONTO “TANGO” DE DIRCEU LEAL E NA CANÇÃO “DOMINGO NO PARQUE” DE GILBERTO GIL

BETWEEN A RASTEIRA AND LA BARRIDA: IMAGERY ESCRIPTIONS IN TALE TANGO BY DIRCEU LEAL AND IN SONG SUNDAY AT THE PARK BY GILBERTO GIL

Autores

  • Rafael dos Prazeres UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i7.17013

Palavras-chave:

Fanopeia; Literatura Comparada; Dirceu Leal; Gilberto Gil.

Resumo

Este trabalho discorre sobre os aspectos imagéticos internos e externos presentes no conto “Tango”, de Dirceu Leal e na canção “Domingo no Parque” de Gilberto Gil. Seu objetivo se consistiu em identificar e descrever, a partir da concepção teórica de fanopeia, as imagens presentes nas obras supracitadas. Teve como proposta metodológica a descrição do conto e da canção a partir de uma mirada teórico-crítica acerca de como as imagens se apresentam em ambas as criações. Para atender a essa atividade, foram necessárias as contribuições de Ezra Pound (1976; 2006) acerca de fanopeia e imagens poéticas; Ruth Finnegan (2008) para tratar da canção e Tânia Carvalhal (2006) para lidar com a comparação entre linguagens artísticas, dentre outros. A pesquisa teve como resultado a confirmação de que é possível ler as obras a partir das informações imagéticas, de modo a chegar nos seus respectivos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Mauro Mendes. Tango: a música de uma cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

CARVALHAL, Tânia. Literatura Comparada. 4 ed. ver e ampliada. São Paulo: Ática, 2006.

COMTE, Mónica Hoss. Tango y Bandoneón. Buenos Aires: Maizal, 2009.

CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Trad. Davi Arriguci Jr. e João Alexandre Barbosa 2ª ed. 2ª reimpr. São Paulo: Perspectiva, 1993.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Trad. Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

DICIONARIO DE LA LENGUA ESPAÑOLA. Tango. Real Academia Española. Disponível em: < http://dle.rae.es/?id=Z5ASC93|Z5B8JW0 >. Acesso em: mar. 2023.

DICIONÁRIO HOUAISS CONCISO/ Instituto Antônio Houaiss (org.); [editor responsável Mauro de Salles Villar] São Paulo: Moderna, 2011.

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Palavra Cantada. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

GIL, Gilberto. Domingo no Parque. [2017a]. Disponível em: <https://gilbertogil.com.br/conteudo/musicas/?letra=D>. Acesso em: mar. de 2023.

GIL, Gilberto. Domingo no Parque – Gilberto Gil (1968). 2017b. 1 post (3 min e 42 s). Postado em: 04 de janeiro de 2017, Disponivel em: < https://www.youtube.com/watch?v=OztuGomczAo >. Acesso em: mar. de 2023.

LEAL, Dirceu Câmara. Contos jovens, nº 2. Sao Paulo: Brasiliense, 1973.

LIMA, Luiz Augusto Normanha (Org.). Uma vida de Capoeira João Pequeno de Pastinha. São Paulo, s.n. 2000.

LINHARES, Temístocles. Prefácio que deveria ter sido e não foi. In: Revista Letras. Paraná. V. 21/22. p. 119 – 127, 1974. Disponível em:<https://revistas.ufpr.br/letras/issue/view/1095>. Acesso em: mar de 2023.

MESTRE BIMBA. Curso de Capoeira Regional. Salvador: JS Discos, 2002. 1 CD e um livreto.

MOISÉS, Massaud. A Criação Literária: Introdução à problemática da Literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

NASCIMENTO, Evandro. A Literatura à Demanda do Outro. In: DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Trad. Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 07 – 41.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Metodologias do ensino de Artes Visuais. In: PIMENTEL, Lucia Gouvêa (org.). Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais 1. Belo Horizonte: CEEAV/EBA/UFMG, 2009. p. 24-37.

PINA, Patrícia Kátia da Costa; SANTOS, Oto Magno Santana dos. Introdução aos estudos literários: análise de poemas, dramas e narrativas. Ilhéus: UAB/UESC, 2010.

POUND, Ezra. A arte da poesia. Trad. Heloysa Dantas e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

______. ABC da literatura. Trad. José Paulo Paes, Augusto de Campos. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

PRAZERES, Rafael A. G. dos. Som e Silêncio dos versos: melopeia de Ezra Pound na poesia de Arnaldo Antunes. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 200 f., 2016.

QUAGLIA, Walter. Tango. 2015. 1 post (13 min e 28 s). Postado em: 08 de outubro de 2015, disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=yDy7RlPZpPk >. Acesso em: mar. de 2023.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio socioetnografico. 2. ed. – Rio de Janeiro: MC&G, 2015.

SABÁ, Benzecry. Nuevo Glosario de tango danza: términos claves en la danza de tango argentino.1 ed. Stuttgart: Abrazos, 2010. 80 p

SIQUEIRA, Leonardo Pádua. O tango livre: considerações de um tangueiro (dançarino e professor) ao método de Rodolfo Dinzel. Orientadora: Renata Meira. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19726/1/TangoLivreConsideracoes.pdf>. Acesso em: mar de 2023.

SOETHER, Paulo Astor. Literatura Comparada. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

THE NEW GROVE. Dictionary of Music and Musicians. 2nd edition. Edited by Stanlei Sadie, Executive EditorJohn Tyrrell, v. 23. United Kingdom: Macmillan, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-20