ESCOLHAS LEXICAIS E PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO: QUINCAS BORBA EM MATERIAL DIDÁTICO
LEXICAL CHOICES AND THE PRODUCTION OF MEANINGFUL EFECTS: QUINCAS BORBA IN TEXTBOOK
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i7.17001Palavras-chave:
Escolha Lexical, Campo Léxico-Semântico, Material Didático, Quincas Borba, Machado de AssisResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, em que pesquisamos a transmissão do texto literário Quincas Borba, de Machado de Assis, em material didático. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de discutir como as escolhas lexicais presentes no romance em estudo, transmitidos em material didático, interferem no estilo machadiano e na interpretação do texto. Para isso, utilizamos como aporte teórico-metodológico estudos filológicos descritos em Blecua (1990), Cambraia (2005), Spaggiari & Perugi (2004) e Sacramento e Santos (2017); a perspectiva de escolha lexical de Oliveira (2016), Antunes (2012) e Teles (1976); a concepção de campos léxico-semânticos está ancorada nas ideias de Antunes (2012), Henriques (2011), Cruse (1986) e Ullman (1977); e o estudo do estilo machadiano é fundamentado por Carvalho (2018). Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a compreensão da construção de escolhas lexicais e campos léxico-semânticos em texto literário, para a elaboração de material didático de língua portuguesa e literatura brasileira e para os estudos lexicais e machadianos em sala de aula.
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