A APROPRIAÇÃO INDEVIDA DA ESCRITA EM TESES E DISSERTAÇÕES: PROCEDIMENTO OU CIRCUNSTÂNCIA?

THE MISAPPROPRIATION OF WRITING IN THESIS AND ESSAYS: PROCEDURE OR CIRCUMSTANCE?

Autores

  • Arlene Moreno Castro Feusp

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i6.15378

Palavras-chave:

Professor; Leitura; Escrita; Plágio.

Resumo

Este trabalho é um recorte da nossa pesquisa de doutorado que está em andamento, em que pesquisamos como a imagem do professor das séries iniciais e sua atuação na formação de leitores estão sendo apresentadas em textos acadêmicos. Ao analisar o primeiro trabalho que compõe o corpus da pesquisa, outros elementos foram surgindo, como por exemplo, o indicativo de apropriação indevida da escrita do pesquisador. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir o modo de inserção de apropriação da escrita acadêmica. Para isso utilizamos como aparato teórico Andrade (2011), Krokoscz (2014), Oliveira (2016), Aires (2017), Camargos, Paz e Silveira (2018).  Para a composição do corpus deste artigo, realizamos busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); encontramos 12 trabalhos e selecionamos 01 trabalho para análise, o qual despertou interesse em compreender o porquê e como aquela produção escrita havia sido realizada, direcionando-nos a definir sobre conceito de plágio circunstancial e plágio procedimental, com o objetivo de responder o que pode ter conduzido o autor a lançar-se em um dos conceitos citados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, João Paulo. Análise de plágio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação na área de ensino no período de 2010 a 2012. 168f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.

ANDRADE, Jesusmar Ximenes. Má Conduta na Pesquisa em Ciências Contábeis. 124f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Sã Paulo, São Paulo, 2011.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura e produção de textos: limites e relações intersubjetivas. In: CALIL, Eduardo (org.). Trilhas da Escrita: Autoria, leitura e ensino. São Paulo: Cortez, 2007. p. 159-170.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas: Mercado das Letras, 2016.

CAMARGOS, Luciano Borges. O plágio da obra escrita no ambiente acadêmico e suas consequências. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, 2018.

EXTRAVAGANTE. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/extravagante/>. Acesso em: 14 fev. 2021.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP. Código de boas práticas científicas. São Paulo, 2011. Disponível em: <www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2020.

KROKOSCZ, Marcelo. OUTRAS PALAVRAS: Análise dos conceitos de autoria e plágio na produção textual científica no contexto pós-moderno. 161f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, José Gláucio Brito Tavares de. Autoria e plágio em trabalhos acadêmicos: políticas e ações de combate a contrafação no contexto universitário. 67f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Processos Institucionais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

PAZ, Laís Guizelini da. Percepções dos Alunos do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Ufes Sobre a Ocorrência de Plágio em Trabalhos Acadêmicos. 109f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Vitória, 2018.

PEREGRINAR. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/peregrinar/>. Acesso em: 14 fev. 2021.

SILVEIRA, Zélia Pires da. Plágio na academia: reflexões sobre a integridade na pesquisa e a ética na formação docente e discente. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-09