A APROPRIAÇÃO INDEVIDA DA ESCRITA EM TESES E DISSERTAÇÕES: PROCEDIMENTO OU CIRCUNSTÂNCIA?
THE MISAPPROPRIATION OF WRITING IN THESIS AND ESSAYS: PROCEDURE OR CIRCUMSTANCE?
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i6.15378Palavras-chave:
Professor; Leitura; Escrita; Plágio.Resumo
Este trabalho é um recorte da nossa pesquisa de doutorado que está em andamento, em que pesquisamos como a imagem do professor das séries iniciais e sua atuação na formação de leitores estão sendo apresentadas em textos acadêmicos. Ao analisar o primeiro trabalho que compõe o corpus da pesquisa, outros elementos foram surgindo, como por exemplo, o indicativo de apropriação indevida da escrita do pesquisador. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir o modo de inserção de apropriação da escrita acadêmica. Para isso utilizamos como aparato teórico Andrade (2011), Krokoscz (2014), Oliveira (2016), Aires (2017), Camargos, Paz e Silveira (2018). Para a composição do corpus deste artigo, realizamos busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); encontramos 12 trabalhos e selecionamos 01 trabalho para análise, o qual despertou interesse em compreender o porquê e como aquela produção escrita havia sido realizada, direcionando-nos a definir sobre conceito de plágio circunstancial e plágio procedimental, com o objetivo de responder o que pode ter conduzido o autor a lançar-se em um dos conceitos citados.
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Referências
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