O BELO, O SUBLIME E O REALISMO GROTESCO NOS ROMANCES DE DICKE

THE BEAUTIFUL, THE SUBLIME AND GREEK REALISM IN DICKE’S ROMANCES

Autores

  • Shirlene Rohr de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i6.15361

Palavras-chave:

Ricardo Guilherme Dicke; Estética; Realismo Grotesco; Cultura Popular.

Resumo

Percorrendo pelas obras Madona dos Páramos, Deus de Caim, Cerimônias do Esquecimento, Toada do Esquecido & Sinfonia Equestre e Os Semelhantes, o ensaio trata de um aspecto pontual na obra de Ricardo Guilherme Dicke, em especial, seus romances: o realismo grotesco, conceito que suscita reflexões que contrapõem a estética do sublime e do belo à estética do grotesco. Neste exame, surgem apontamentos sobre traços que caracterizam o realismo grotesco na literatura, mais pontualmente na obra de Dicke, tais como a evidência do corpo, as formas híbridas e os eventos sobrenaturais. Na base teórica constam, fundamentalmente, Bakhtin (1993; 1996), Kayser (2013), Hugo (2010) e Kant (2015).

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Publicado

2022-12-21