LUGARES E POSIÇÕES ATRIBUÍDOS DISCURSIVAMENTE À ESCOLA, À DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, AO PROFESSOR E AO ALUNO NO PROCESSO AVALIATIVO

PLACES AND POSITIONS DISCURSIVELY ASSIGNED TO THE SCHOOL, TO THE PORTUGUESE LANGUAGE DISCIPLINE, TO THE TEACHER AND TO THE STUDENT IN THE EVALUATION PROCESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i5.13867

Palavras-chave:

Avaliação; Discurso; Ensino de Língua Portuguesa; Imagens.

Resumo

Neste estudo, objetivamos investigar as imagens que são construídas discursivamente da escola, da disciplina Língua Portuguesa, do professor e do aluno na seção “avaliação” de planos de curso da disciplina Língua Portuguesa. Analisamos os lugares e as posições que são atribuídos aos sujeitos, bem como a referida disciplina nos respectivos documentos escolares. Os planos de curso foram selecionados de duas escolas municipais do Extremo Sul da Bahia, localizadas em Medeiros Neto e Nova Viçosa. Fundamentamos a pesquisa nos estudos de Pêcheux (2014) – condizentes aos mecanismos do funcionamento discursivo e às formações imaginárias –, Libâneo (1992) – referentes ao planejamento pedagógico – e de Antunes (2003) – concernentes à avaliação escolar. Como metodologia, utilizamos o método “paradigma indiciário” (GINZBURG, 1989). Primeiramente, descrevemos o conteúdo mobilizado na seção “avaliação” e, em seguida, examinamos o nível discursivo. Os discursos predominantes na tessitura do texto indicaram as seguintes imagens: a escola e a disciplina Língua Portuguesa como lugares de controlar o trabalho docente e o comportamento do aluno; o professor é o responsável pelo desempenho e fiscal da conduta do aluno; já o aluno é indisciplinado, submisso ao comando do professor e responsável pelo seu próprio rendimento. Esse conjunto de imagens sinalizou os resquícios da avaliação tradicional no planejamento, na qual são desconsideradas as singularidades dos sujeitos que compõem o contexto escolar.

 Palavras-chave: Avaliação; Discurso; Ensino de Língua Portuguesa; Imagens. 

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Biografia do Autor

Adenilton da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus X) e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sulemi Fabiano Campos. No período da graduação, atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (2013 a 2016); foi monitor de ensino nas disciplinas Estudos Teóricos do Texto Literário (2013), ofertada no Curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas, e Tecnologia da Informação e Comunicação (2016), ofertada no Curso de Pedagogia; e membro do Conselho Departamental da UNEB/Campus X (2016 a 2017), representando os discentes do Curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas. Interessa-se por pesquisas voltadas para os seguintes temas: currículo escolar, discurso e educação, ensino de Língua Portuguesa, formação e seleção de professores e planejamento pedagógico.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É Assessora Acadêmica do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA/UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

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Publicado

2022-07-20