GESTOS DE LEITURA EM CURSO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA O CORPO “DIFERENTE” NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Ivone Silva de Jesus Universidade Federal da Bahia -UFBA / Doutoranda em Educação

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12844

Palavras-chave:

Literatura Infantil; Corpo; Diferença.

Resumo

Resumo: Esse estudo emerge de gestos de leitura decorrentes do exercício de um olhar sensível, e também analítico, para a estreita relação entre a literatura infantil e o corpo diferente. Tem como premissa a relevância do estudo da diferença, e, mais especificamente, da diferença corporal. Empreendemos uma trilha leitora para analisar de que maneira o corpo diferente aparece inscrito/escrito em obras literárias infantis. Interseccionam-se, aqui, as categorias de corpo e diferença, relacionadas à literatura infantil e a sinalização das categorias de análise que emergem no texto literário (etnia, deficiência, doença). Temos como perspectiva metodológica, dentro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa documental, visto que as obras literárias visitadas constituem fontes primárias de análise, construindo-se, a partir desse contexto, novos conhecimentos sobre a temática em questão. De posse de um corpus de cinco obras literárias infantis, evidenciamos o quanto o texto literário está conectado com o corpo diferente e com as relações sociais, vez que revela a posição dos interlocutores no contexto, não perdendo de vista as relações de poder sobre o corpo biológico/social. As cenas de leitura revelam que as obras literárias marcam a presença do(s) corpo(s) diferente(s) em maior amplitude, diferente de outras épocas, porém, corpos reivindicantes, ainda, de aparições mais regulares, não deslocadas, desmistificadas. Outrossim, ratificamos a importância da obra literária infantil como elemento precípuo à formação docente e discente e à coexistência entre leitor-formador e leitor em formação, respectivamente, no sentido de contribuir e ganhar a adesão para novos estudos sobre a temática proposta.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONIN, Iara Tatiana; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. As formas do corpo: marcas da(s) diferença(s) em personagens gordos da literatura infantil. In: Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.77-90, jul/dez 2010.

CABRAL, Muniz Sodré de Araújo. Diversidade e Diferença. In: Revista Científica de Información y Comunicación. Número 3, (2006), Sevilla, p. 01-13.

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a Literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Série conversas com o professor)

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, Antônio. Revista Remate de Males. 1999, p. 81-90. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/issue/view/200. Acesso em: 17 set. 2021.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peiropólis, 2000. (Série Nova Consciência)

DELEUZE, Guilles. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pal Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997. (Coleção TRANS)

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. (Coleção Obras de Michel Foucault)

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Trad. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de janeiro: LTC, 1988.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 01-22.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Kinipel. São Paulo: Cosac e Naify, 2010.

KRALJIČ, Helena. O segredo de Lara. Ilustr. Maja Lubi. São Paulo: Ciranda Cultural, 2012.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Trad. Fábio dos Santos Creder Lopes. Petropólis, RJ: Vozes, 2013a.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. 6. ed. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2013b.

LOBO, Lilia Ferreira. Os infames da História: pobres, escravos e deficientes no Brasill. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

O PENSADOR, Gabriel. Um garoto chamado Rorbeto. Ilustr. Daniel Bueno. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

RAMOS, Rossana. Na minha escola todo mundo é igual. Ilustr. Priscila Sanson. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REIS, Marta Helena. Uma viagem inesquecível. Ilustr. Thais Linhares. São Paulo; Geração Editorial, 2011.

SANTOS, Mônica de Menezes. Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2011.

SANTOS, Jorge Fernando dos. As cores no mundo de Lúcia. Ilustr. Denise Nascimento. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Arteletra)

SANTOS, Maria Sirley dos. Pedagogia da diversidade. São Paulo: Memnom, 2005.

SILVA, Luciene Maria da. Diferenças negadas: o preconceito aos estudantes com deficiência visual. Salvador: EDUNEB, 2009.
SOUZA, Luis Fernando de. Um palco para o conto de fadas: uma experiência teatral com crianças pequenas. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11 ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-20