GESTOS DE LEITURA EM CURSO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA O CORPO “DIFERENTE” NA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12844Palavras-chave:
Literatura Infantil; Corpo; Diferença.Resumo
Resumo: Esse estudo emerge de gestos de leitura decorrentes do exercício de um olhar sensível, e também analítico, para a estreita relação entre a literatura infantil e o corpo diferente. Tem como premissa a relevância do estudo da diferença, e, mais especificamente, da diferença corporal. Empreendemos uma trilha leitora para analisar de que maneira o corpo diferente aparece inscrito/escrito em obras literárias infantis. Interseccionam-se, aqui, as categorias de corpo e diferença, relacionadas à literatura infantil e a sinalização das categorias de análise que emergem no texto literário (etnia, deficiência, doença). Temos como perspectiva metodológica, dentro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa documental, visto que as obras literárias visitadas constituem fontes primárias de análise, construindo-se, a partir desse contexto, novos conhecimentos sobre a temática em questão. De posse de um corpus de cinco obras literárias infantis, evidenciamos o quanto o texto literário está conectado com o corpo diferente e com as relações sociais, vez que revela a posição dos interlocutores no contexto, não perdendo de vista as relações de poder sobre o corpo biológico/social. As cenas de leitura revelam que as obras literárias marcam a presença do(s) corpo(s) diferente(s) em maior amplitude, diferente de outras épocas, porém, corpos reivindicantes, ainda, de aparições mais regulares, não deslocadas, desmistificadas. Outrossim, ratificamos a importância da obra literária infantil como elemento precípuo à formação docente e discente e à coexistência entre leitor-formador e leitor em formação, respectivamente, no sentido de contribuir e ganhar a adesão para novos estudos sobre a temática proposta.
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