LEITURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO E CIDADANIA CULTURAL

Autores

  • Edna Maria de Oliveira Ferreira IF Baiano

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.11714

Palavras-chave:

Leitura de DC; Construção de sentidos; Proficiência em leitura e escrita; Cidadania.

Resumo

RESUMO: Este artigo discute princípios teórico-metodológicos que sustentam e facilitam abordagens didático-pedagógicas da leitura, a partir da materialidade discursiva do texto, de modo a contribuir tanto para a formação leitora crítica quanto para maior competência em produzir textos. Afinal, a invasão de textos multimodais nas redes sociais e demais espaços é recorrente, exigindo do indivíduo habilidades na coprodução de sentidos. Os textos de DC, presentes em revistas, livros didáticos, internet, panfletos, nos mais distintos gêneros textuais, trazem suas especificidades que precisam ser vivenciadas pelos alunos. Assim, ao tomar a leitura do discurso científico como objeto de ensino em sala de aula, o professor deve proporcionar ao aluno situações que favoreçam a recuperação de pistas textuais que encaminhem à construção de um percurso interpretativo, evitando a leitura superficial e a imposição de apenas uma das possibilidades de leitura para o texto. Os estudos de Travaglia (2016), Koch (2009), Marcuschi (2012), entre outros, no âmbito da linguística textual (LT) e os de Adam ([1992] 2019) e Ciapuscio (1997), mais especificamente sobre gêneros textuais incluindo o discurso de DC, darão respaldo à argumentação que se pretende levantar, quando será priorizada uma metodologia que leve em conta a metacognição, nas três etapas do trabalho com o texto: pré-leitura (aquisição), leitura (retenção) e pós-leitura (recuperação).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVEDAÑO, F. y PERRONE, A. La didáctica del texto: estrategias para comprender y producir textos en el aula. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução n. 1, de 3 de março de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais (DNCEM), definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto n. 5.154/2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 mar. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2ed. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BOTELHO, P. Contribuições metacognitivas para o ensino de leitura em contexto escolar. IN: I Congresso de ensino de linguagens. Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, abril/2021. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=oCVx8ZlaRSQ&t=1910s.
CIAPUSCIO, G. Linguística y divulgación de ciencia. Quark, Barcelona: Observatorio de la Comunicación Científica, Universitat Pompeu Fabra, n.7, 1997, p. 19-28.
COELHO, F. A. As perspectivas dos PCNs para o ensino reflexivo da língua e da produção de textos. In: COELHO, F. A. e PALOMANES, R.(orgs). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016, p.
RAMOS, S. T. C. e NARANJO, E. S. Didática da leitura. Angola: Escolar Editora, 2014.
RODRIGUES, G. Modelos de leitura e interpretação de texto. In: PALOMANES, R. e BRAVIN, A. M. Práticas de ensino do português. São Paulo: Contexto, 2012.
ROMANINI, L. V. Los conocimientos linguísticos y gramaticales. In: La enseñnza de la lengua en la escuela media: fundamentos y desafíos. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2016
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
TRAVAGLIA, L. C. Planejamento de textos para sua produção. In: In: COELHO, F. A. e PALOMANES, R. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 2ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
KOCH, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2021-12-20