QUEM SEMPRE ESPERA POR VOCÊ? UMA CAMPANHA DO MCDONALD'S PARA O MCLANCHE FELIZ
DOI:
https://doi.org/10.53500/msg.v1i1.11020Palavras-chave:
McDonald's, Publicidade infantil, Análise de discurso, McLanche felizResumo
A partir do dispositivo teórico da Análise de Discurso, linha francesa, analisa-se os discursos publicitários divulgados na campanha do McLanche Feliz, lanche especial para crianças, da rede de fast-foods Mc’Donald’s. O corpus desse artigo foi coletado no canal McDonald’s Brasil, via plataforma Youtube, trata-se de um vídeo elaborado para a campanha/2019 intitulado Quem sempre espera por você? cujos protagonistas são os personagens do filme Pets2: a vida secreta dos bichos, produzido pela Universal Studios. O enunciador propõe, através da memória discursiva, que os pets estão sempre à espera de seus tutores e os cãezinhos são associados, através dos brindes, ao McLanche Feliz. Isso facilita a adesão da criança ao discurso que está sendo apresentado e um possível consumo e fidelização ao produto.
Downloads
Referências
GREGOLIN, M. do R. Olhares oblíquos sobre o sentido no discurso. In: GREGOLIN, M. do R.; BARONAS, R. (org.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Carlos: Claraluz, 2001.
LEITTE, S. In: MUNDO DO MARKETING. Kids Expert - Pesquisa. Quem é o consumidor infantil. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/mais-mundo-domarketing/ estudos/12/quem-e-o-consumidor-infantil-.html. Acesso em: 11 nov. 2013.
LINN, S. Crianças do consumo: a infância roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006.
MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas:
Pontes, 2003
MCDONALD’S BRASIL. Mclanche feliz pets – a vida secreta dos bichos 2. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZkxIVFaTD1g. Acesso em: 08 jan. 2020.
MUNDO DO MARKETING. TNS Global/InterScience Quem é o consumidor infantil. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/mais-mundo-do-marketing/estudos/12/quem-e-o-consumidor-infantil-.html. Acesso em: 25 nov. 2013.
MUNDO DO MARKETING. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/. Acesso em: 25 nov. 2019.
NICOLINO, L. Mais que influenciador, consumidor infantil é decisor. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/pesquisa/25721/mais-que-influenciadorconsumidor-infantil-e-decisor.html. Acesso em: 11 out. 2013.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997a.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997b.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. Pontes Editora: Campinas – SP, 2015
VELOSO, A. R. et al. Marketing e o mercado infantil. São Paulo: Cengage Lerning, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.