PESQUISA-AÇÃO, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Autores

  • Michel Jean Marie Thiollent
  • Maria Madalena Colette

DOI:

https://doi.org/10.47551/mbote.v1i1.9382

Resumo

A crescente demanda por pesquisas e conhecimentos adequados para acompanhar as mudanças sociais, intervir em situações comunitárias, ambientais ou organizacionais, e os avanços que a pesquisa-ação vem apresentando na universidade do século XXI incentivam a retomada da fundamentação e do aperfeiçoamento da metodologia de pesquisa-ação, em bases diferentes das do século passado. Ao pensar a gestão da universidade nos pautamos em duas noções centrais: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; e o papel da instituição na construção de uma sociedade justa e sustentável. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica, o presente texto busca refletir sobre o potencial da pesquisa-ação em propiciar as interações necessárias entre conhecimento científico e saberes populares e contribuir com uma reorientação solidária da relação universidade-sociedade. Neste trabalho são abordados os seguintes tópicos: fundamentos da pesquisa-ação; sua situação atual no mundo acadêmico; os temas universidade, sociedade e transformação social; ecologia dos saberes e sustentabilidade; motivação e construção do conhecimento; e pesquisa-ação educacional. Nas conclusões, apresentamos uma agenda de tópicos que podem servir de base a futuros trabalhos e discussões tornando a pesquisa-ação mais atualizada, mais bem conhecida e mais atuante na universidade.

  

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Biografia do Autor

Michel Jean Marie Thiollent

 

Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1975). Formação em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1966-1971). Trabalhou como Professor da UNIGRANRIO no PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (2011-2019). Anteriormente: Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (1980-2011). Professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (1975-1980). Tem experiência nas áreas de Estudos Organizacionais; Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Participativa; Gestão de Projetos Sociais e Educacionais

  

Maria Madalena Colette

Educadora. Graduada em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1980); com Licenciatura Plena, Faculdade Béthencourt da Silva / Sociedade Propagadora das Belas Artes (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense / UFF (1992). Doutora em Administração pela Universidade do Grande Rio / UNIGRANRIO (2017). 

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Publicado

2020-06-30

Edição

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Artigos