Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
     
     
     
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
     
     
     
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
     
     
     
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
     
     
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
     
     
     
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
     
     
     

Diretrizes para Autores

1)    Revista Mbote publica textos em português, inglês e espanhol. Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas no corpo do texto para a língua do artigo. Se tradução livre, anotar isso, e, se necessário, inserir o original no rodapé. Grifos nas citações também devem estar esclarecidos se do autor original ou do autor do artigo.

2)    Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página); não usamos idem, ibidem.

3)    Todas as fontes citadas no texto devem estar com informações bibliográficas completas ao final do artigo – e não como notas de rodapé.

4)    Se uma publicação eletrônica, linksite citado não estiver mais acessível, manter a data em que foi acessado e inserir nota a respeito; se na bibliografia, colocar essa informação entre colchetes.

5)    Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto, nunca inserir nelas referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados, a não ser que seja uma citação secundária.

6)    Todas as siglas devem ser desmembradas em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso ao longo do texto apenas se necessário.

7)    Não usamos destaques sublinhados ou em negrito. E o itálico é reservado principalmente para palavras estrangeiras. Usá-lo com parcimônia em outras situações. As aspas são para conceitos, citações, ironias, suposições.

8)    As fontes de citações ou remissões a obras feitas no texto seguem o sistema autor/data. Exemplos: “[…] conforme Romano (1996)”; “<citação ou texto que remete ao autor/obra>” (GURGEL, 1997, p. 17) ou (VIEIRA; LOPES, 1994), se dois autores. Se houver mais de uma obra de mesmo autor e data, são identificadas tanto no texto como na bibliografia com o acréscimo de letras minúsculas na data.

Exemplo: (SAID, 2007a) ou (SAID, 2007b, p. 35).

E, na bibliografia:

SAID, E. W. Humanismo e crítica democrática. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.

_____. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.

9)    Exemplos de normas e notações bibliográficas:

Livro de um autor:

DAHL, R. L’Analyse Politique Contemporaine. Paris: Éditions Robert Laffont, 1973.

BEZERRA, M. F. Manual de propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2017.

ROCHA, J. C. Teoria do Estado democrático: os mecanismos de participação popular em debate. Salvador: EDUNEB, 2009.

Livro de dois autores ou organizadores:

COSTA, P.; ZOLO, D. (Orgs.). O Estado de Direito: história, teoria, crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Livro com mais de três autores:

BOURDIEU, P. et al. The weight of the world. Cambridge: Polity Press, 1999.

Capítulo de livro ou artigo de coletânea:

MIRA, F. de. As Cores da Economia e o Desenvolvimento Sustentável. In: MARQUES, J. (Org.). Ecologias Humanas. Feira de Santana, BA: EdUEFS, 2014.

Artigo em periódico:

COLLADO-RUANO, J. O desenvolvimento sustentável na educação superior. Propostas biomiméticas e transdisciplinares. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, 203-224, 2017.

Trabalho apresentado em congresso:

MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2., 1998, Santa Cruz do Sul. Anais ... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. P. 15-30.

Publicação em meio eletrônico:

SANTOS, B. S. “Oitava carta às esquerdas: as últimas trincheiras”. Carta Maior, ago, 2012. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5737>. Acesso em: 10 jan. 2013.

10) Havendo qualquer omissão destas regras, favor seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizada.

 
 

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.