EJA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO SOCIAL

Autores

  • Adna Santos das Neves
  • Katia Siqueira de Freitas Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
  • Antônio Amorim Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria de Fátima Pessoa Lepikson Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

DOI:

https://doi.org/10.47551/mbote.v1i1.9363

Resumo

O texto discute o estigma e os prejuízos do analfabetismo para a população e para o país numa era de grande desenvolvimento e dependência da tecnologia. Entende a educação de jovens e adultos como um direito reconhecido desde pelo menos a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Faz referências às políticas e legislações nacionais sobre educação. Pontua que o analfabetismo de jovens e adultos torna visível a desigualdade no Brasil. Comenta que o ingresso na escola e a permanência bem sucedida é um direito em qualquer fase da vida. Advoga que educação é um direito ao longo de toda a vida e que além da alfabetização os professores devem enfatizar Educação em Direitos Humanos com enfoque interdisciplinar.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adna Santos das Neves

Professora do Ensino Fundamental I. Gestora de Educação de Jovens e Adultos. Mestra e Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

       

Katia Siqueira de Freitas, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Doutora e Pós-doutora pela The Pennsylvania State University, em Administração da Educação, Professora pesquisadora, Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação de Políticas e Projetos Sociais.

      

Antônio Amorim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da Academia Baiana de Educação e Presidente da REDE Internacional de Pesquisa Colaborativa que congrega mais de 20 Grupos de Pesquisa. 

     

Maria de Fátima Pessoa Lepikson, Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

Professora pesquisadora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL) - Programa de Políticas Sociais e Cidadania. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduada em Serviço Social pela UCSAL; Líder do Grupo de Pesquisa Questão Social, Estado e Sociedade Civil; Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar.

    

Referências

AMORIM, Antônio. Políticas Públicas em educação, tecnologia e gestão do trabalho docente. Salvador: EDUNEB, 2012.

ANTUNES, Ângela; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Apresentação Uma data para lembrar, um sonho a retomar. In: GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de Educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna: Fundação Santillana, 2014, p. 5-8.

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez,2012. (Coleção educação em direitos humanos; v.3).

COLL, Cesar. Psicologia e Currículo. Barcelona: Laia, Cadernos de Pedagogia. 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005. 158p.

FREITAS, Katia Siqueira de. Gestão da educação: a formação em serviço como estratégia de melhoria da qualidade do desenvolvimento escolar. In: CUNHA, Maria Couto. Gestão municipal nos municípios :entraves e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2009.pp 166-198.

FREITAS, Katia Siqueira de. Algumas considerações sobre a política de educação de jovens e adultos e a qualidade da educação. In: SILVA, Maria Monteiro; COSTA, Graça Santos; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira (Orgs.). Diálogos sobre educação em direitos humanos e formação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 161-173.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007- (Preconceitos v. 2).

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.

GADOTTI, Moacir. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e de Adultos. São Paulo: Ed. Moderna, 2014.

GOFFMAN, Irving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro. LTC Quarta edição, 2004.

TORRES, Rosa Maria. Educação para Todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos