EJA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47551/mbote.v1i1.9363Resumo
O texto discute o estigma e os prejuízos do analfabetismo para a população e para o país numa era de grande desenvolvimento e dependência da tecnologia. Entende a educação de jovens e adultos como um direito reconhecido desde pelo menos a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Faz referências às políticas e legislações nacionais sobre educação. Pontua que o analfabetismo de jovens e adultos torna visível a desigualdade no Brasil. Comenta que o ingresso na escola e a permanência bem sucedida é um direito em qualquer fase da vida. Advoga que educação é um direito ao longo de toda a vida e que além da alfabetização os professores devem enfatizar Educação em Direitos Humanos com enfoque interdisciplinar.Downloads
Referências
AMORIM, Antônio. Políticas Públicas em educação, tecnologia e gestão do trabalho docente. Salvador: EDUNEB, 2012.
ANTUNES, Ângela; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Apresentação Uma data para lembrar, um sonho a retomar. In: GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de Educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna: Fundação Santillana, 2014, p. 5-8.
CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez,2012. (Coleção educação em direitos humanos; v.3).
COLL, Cesar. Psicologia e Currículo. Barcelona: Laia, Cadernos de Pedagogia. 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005. 158p.
FREITAS, Katia Siqueira de. Gestão da educação: a formação em serviço como estratégia de melhoria da qualidade do desenvolvimento escolar. In: CUNHA, Maria Couto. Gestão municipal nos municípios :entraves e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2009.pp 166-198.
FREITAS, Katia Siqueira de. Algumas considerações sobre a política de educação de jovens e adultos e a qualidade da educação. In: SILVA, Maria Monteiro; COSTA, Graça Santos; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira (Orgs.). Diálogos sobre educação em direitos humanos e formação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 161-173.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007- (Preconceitos v. 2).
GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.
GADOTTI, Moacir. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e de Adultos. São Paulo: Ed. Moderna, 2014.
GOFFMAN, Irving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro. LTC Quarta edição, 2004.
TORRES, Rosa Maria. Educação para Todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).