PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E A ARRECADAÇÃO DOS TRIBUTOS COMO FINANCIADORES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47551/mbote.v1i2.11778Resumo
Desde os tempos remotos, a tributação é o recurso utilizado pelos Estados com intuito de adquirir receita para manutenção dos gastos públicos. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, de caráter amplamente democrático social, buscou-se de forma incessante a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária a fim de reduzir as desigualdades sociais e regionais. Dessa forma, o Estado, no exercício de sua soberania, arrecada tributos com a finalidade de implementar políticas públicas assegurando os direitos fundamentais, limitado aos princípios constitucionalmente previstos. Dentre tais direitos, o presente artigo realizará uma análise e investigação acerca dos tributos e sua relação com o custeio da educação básica através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica (FUNDEB).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).