EDUCAÇÃO FISCAL:
Um estudo exploratório da organização político-administrativa e das estratégias pedagógicas de disseminação do conhecimento para o exercício de cidadania e controle social no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e Chile
DOI:
https://doi.org/10.47551/mbote.v1i2.10180Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir de pesquisa documental, bibliográfica e exploratória, os aspectos operacionais e normativos dos programas de educação fiscal dos países de Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e Chile, e, explorar as estratégias pedagógicas de disseminação do conhecimento relativo a relação tributária entre o estado e seus cidadãos, utilizados por esses programas nacionais de educação fiscal. Os resultados evidenciam que os programas de Brasil, Argentina e Chile têm maior amadurecimento institucional, mas de abordagem genérica e ênfase no aumento da arrecadação, e, que os programas de Portugal e Espanha, apresentam maior fragilidade institucional mas que com o apoio da iniciativa europeia TaxEdu contam com abordagens pedagógicas de natureza extracurricular mais robustos e específicos a diferentes públicos etários e específicos a diferentes públicos etários, entretanto, nenhum dos países investigados inserem em suas bases curriculares os conteúdos relacionados a educação fiscal.
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