TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO
ANÁLISE DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO (IBEU)
DOI:
https://doi.org/10.47551/mbote.v1i2.10168Resumo
O estado da Bahia foi dividido administrativamente em 27 áreas, sendo uma delas denominada de Território de Identidade Costa do Descobrimento, criada como uma unidade regional pela Lei nº 12.630, de 14 de fevereiro de 2012, sendo constituída por oito municípios, cujo principal direcionamento é reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentável. Existem algumas ferramentas para quantificar e facilitar a implementação de políticas públicas como o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU), que se constitui em um índice que mensura o bem-estar urbano de um município, possibilita lidar com diferentes dimensões e facilitar a tomada de decisões. O objetivo do trabalho é comparar os índices em cada município e verificar se existe discrepância entre eles. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva do IBEU. O resultado foi a verificação da diferença entre os entes públicos, o que requer dos governantes um empenho maior para reduzir a diferença, elevar os índices que estiverem baixo e manter os que se encontram em níveis aceitáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).