A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO.

Autores

  • André Miranda Santos Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.47551/mbote.v1i2.10154

Resumo

O propósito deste artigo apresentar alguns dos elementos essenciais, a fim de se obter um ambiente de trabalho no serviço público, harmonioso, prazeroso e satisfatório com a finalidade de proporcionar a QVT, Qualidade de Vida no Trabalho. Através da compreensão do conceito da QVT, da construção de um bom relacionamento interpessoal da equipe, de um clima e cultura que favoreçam a integração da equipe, a sinergia, sem perder vista a qualidade na execução das tarefas realizadas pelos trabalhadores. A metodologia adotada neste trabalho é revisão de referências bibliográficas, teses e outros artigos científicos e sites da internet. Além disso, apresentarem-se algumas vantagens e desvantagens do trabalho Home Office, também é abordado o aspecto psicológico por meio da discussão das três patologias psicológicas que mais acometem esses trabalhadores por diversas causas, um dela é a sobrecarga de trabalho, falta de descanso. Este artigo também destaca a importância do Ócio de Ofício (momento de parada essencial para restabelecer as energias, executar tarefas que proporciona prazer). Portanto, o principal objetivo desta pesquisa é evidenciar que é possível implantar a QVT para todos os trabalhadores independente da forma vínculo contratual: estagiários, contratados temporários, servidores efetivos, de cargo de confiança, de comissão e, sobretudo os terceirizados por meio de implantação de mudanças de altitudes, que exige tempo, mas são compensatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos