A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO.
DOI:
https://doi.org/10.47551/mbote.v1i2.10154Resumo
O propósito deste artigo apresentar alguns dos elementos essenciais, a fim de se obter um ambiente de trabalho no serviço público, harmonioso, prazeroso e satisfatório com a finalidade de proporcionar a QVT, Qualidade de Vida no Trabalho. Através da compreensão do conceito da QVT, da construção de um bom relacionamento interpessoal da equipe, de um clima e cultura que favoreçam a integração da equipe, a sinergia, sem perder vista a qualidade na execução das tarefas realizadas pelos trabalhadores. A metodologia adotada neste trabalho é revisão de referências bibliográficas, teses e outros artigos científicos e sites da internet. Além disso, apresentarem-se algumas vantagens e desvantagens do trabalho Home Office, também é abordado o aspecto psicológico por meio da discussão das três patologias psicológicas que mais acometem esses trabalhadores por diversas causas, um dela é a sobrecarga de trabalho, falta de descanso. Este artigo também destaca a importância do Ócio de Ofício (momento de parada essencial para restabelecer as energias, executar tarefas que proporciona prazer). Portanto, o principal objetivo desta pesquisa é evidenciar que é possível implantar a QVT para todos os trabalhadores independente da forma vínculo contratual: estagiários, contratados temporários, servidores efetivos, de cargo de confiança, de comissão e, sobretudo os terceirizados por meio de implantação de mudanças de altitudes, que exige tempo, mas são compensatórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).