DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE: ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS WEBSITES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.2798

Palavras-chave:

Difusão Científica, Divulgação Científica, Contabilidade, Instituições de Ensino Superior (IES), Análise de Conteúdo

Resumo

A divulgação científica, compreendida como a parte da difusão científica que é direcionada à população leiga e que requer um processo de decodificação das informações de ciências e tecnologia, é parte das políticas públicas institucionalizadas no país para a inclusão social. Este trabalho investiga como essa prática tem ocorrido nos websites das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, mais especificamente nas páginas dos cursos de Ciências Contábeis. Utilizando como metodologia a análise de conteúdo, os resultados apontam que as instituições tendem a manter uma comunicação direcionada à população em geral que apresenta relações com saberes desenvolvidos na academia, em uma prática que pode ser considerada divulgação científica. Entretanto, o conteúdo das mensagens se caracterizam pela delimitação em torno de conceituações da contabilidade, mercado de trabalho e atuação profissional, perfil do contador e objetivo dos cursos. A frequência das mensagens, aliado ao conteúdo, sugere que há um fenômeno nacional das IES utilizarem os websites numa comunicação aparentemente paradoxal: ao mesmo tempo buscam aproximar os saberes da contabilidade à população leiga, porém denotando que o domínio dos saberes é possível somente aos iniciados.

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Biografia do Autor

Ivan Canan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Graziele Birk, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso

Bolsista de iniciação científica

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Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos