O EFEITO SMART MONEY NO SEGMENTO DE FUNDOS MULTIMERCADOS

Autores/as

  • Sâmia Carneiro Fonseca Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i3.63

Palabras clave:

Efeito Smart Money. Fundos Multimercados. Investimentos.

Resumen

Esta pesquisa buscou investigar a ocorrência do efeito Smart Money no segmento brasileiro de fundos multimercados, o que foi operacionalizado por meio da comparação entre a rentabilidade média dos fundos e sua captação líquida. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como método estatístico o teste t de Student, com base em uma amostra de 20 fundos multimercados, no período de maio de 2009 a julho de 2011. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrência do efeito Smart Money, pois a performance média foi superior nos fundos que apresentaram maior captação líquida. Pressupôs-se, assim, a existência de habilidade na seleção dos fundos por parte dos investidores, ou seja, em média, eles foram capazes de identificar fundos que tiveram o melhor retorno no período seguinte.

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Biografía del autor/a

Sâmia Carneiro Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduado em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado e Doutorado em Administração (Finanças).

Publicado

2012-12-13

Número

Sección

Artigos