EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TAXA DE POUPANÇA NO BRASIL

Autores/as

  • Cristiano Machado Costa Fucape Business School
  • Cléber José Miranda Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i3.377

Palabras clave:

capital humano, educação financeira, taxa de poupança

Resumen

Este artigo investiga se a educação financeira influencia a taxa de poupança escolhido pelos indivíduos. Para tanto, foi utilizada uma base de dados primária, com 345 indivíduos, que responderam a perguntas por meio de questionário online sobre suas características pessoais (sexo, cor, idade, renda e escolaridade) e também a perguntas que mediam seu nível de conhecimento financeiro. Utilizando modelos de mínimos quadrados ordinários, buscou-se verificar se indivíduos com mais educação financeira poupam mais, uma vez controladas as demais características individuais. Os resultados das regressões lineares mostram que enquanto o nível de escolaridade (medido em termos de anos de estudo) não influencia a taxa de poupança, o nível de educação financeira influencia, diretamente, na decisão de quanto poupar dos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Cristiano Machado Costa, Fucape Business School

Professor Associado da Fucape Business School

Ph. D. em Economia pela University of Pennsylvania

Cléber José Miranda, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas pela Fucape Business School

Publicado

2013-12-03

Número

Sección

Artigos