PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO NOVO MERCADO DA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i3.349Palabras clave:
Práticas de governança corporativa, Conselho de administração, Novo Mercado da BM&FBovespa.Resumen
Considerando a relevância do conselho de administração como agente da governança corporativa, a pesquisa investiga as práticas dos conselhos de administração divulgadas pelas companhias listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, segundo as recomendações do Código do IBGC. A pesquisa reúne 109 empresas do Novo Mercado, em outubro de 2010, e se fundamenta em informações obtidas a partir de relatórios e outras fontes disponibilizadas pelas empresas. O instrumento de coleta, elaborado a partir das recomendações do IBGC, apresenta 10 categorias de estudo, subdivididas em 56 subcategorias. A pesquisa também relaciona as práticas de governança com o tempo de adesão ao Novo Mercado e analisa-as por setor. Utiliza-se das técnicas de Análise de Conteúdo e Análise de Correspondência para a análise qualiquantitativa dos dados. Constatou-se que as empresas não apresentam elevado nível de divulgação das boas práticas de governança do conselho de administração e que a maioria atingiu nível ‘médio’ em relação ao preconizado pelo IBGC. Não se observou associação entre o tempo de permanência no Novo Mercado e a evidenciação de melhores práticas de governança dos respectivos conselhos de administração. A análise da pontuação média de divulgação das práticas do conselho de administração por setor revelou uniformidade entre os mesmos.
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