AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BAHIA: UM ESTUDO NA ESCOLA JOSÉ DE ANCHIEITA.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.225Palabras clave:
Educação Financeira, Crédito, Consumismo.Resumen
Diante de uma economia desestabilizada e com altos índices de inflação o brasileiro adquiriu hábitos imediatistas e consumistas. Fruto de uma a rápida valorização da moeda no período que antecedeu o plano real, cada vez mais, as pessoas estão comprometendo significativas partes dos seus recursos e adquirindo crédito, constituindo um cenário de endividamento e inadimplência. Este trabalho vislumbra conhecer o perfil das finanças pessoais dos professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso-BA, partindo das seguintes hipóteses: os professores não praticam educação financeira; utilizam créditos de forma indiscriminada, sem controle e estão em um grau significativo de endividamento. Para obter dados referentes ao estudo, aplicou-se um questionário aos professores da Escola José de Anchieta. Os resultados da pesquisa apontam um crescente endividamento e descontrole das finanças pessoais dos professores pesquisados. A construção de políticas educacionais estimulam a educação financeira e o consumo consciente.
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