PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E AS ATIVIDADES DO PROFISSIONAL CONTADOR.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.105Palabras clave:
Contadores, percepção, estereótipos, ensino superior, contabilidadeResumen
O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos estudantes do ensino médio com relação à profissão contábil e a formação do profissional contador. Embora os cursos de graduação de Ciências Contábeis tenham se expandido de forma ampla pelo país, é perceptível que mitos e estereótipos em relação à profissão e ao profissional de contabilidade, e muitas atividades, principalmente as mais contemporâneas ainda são desconhecidas pelo público em geral. Os estudos internacionais (Vaivio e Kokko, 2006; Schlee et al, 2007) apontam, baixa percepção da população acerca da profissão contábil, principalmente entre os estudantes do ensino médio. Para avaliar a percepção dos estudantes em relação a esses aspectos, elaborou-se um questionário veiculado em um website, sendo amplamente divulgado. A metodologia da pesquisa é do tipo survey, com 1.046 questionários considerados válidos, abrangendo o território nacional. A pesquisa avaliou as percepções dos pesquisados em relação aos conteúdos ministrados no curso de Ciências Contábeis, as atividades dos profissionais, o mercado de trabalho, a ética nas atividades e a valorização da profissão. Os resultados obtidos demonstram que certas situações relacionadas à profissão, ainda são desconhecidas, e alguns mitos e estereótipos apontados pelos estudos internacionais foram encontrados na amostra analisada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.