ANÁLISE CRÍTICA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO NAS EMPRESAS ATUANTES NO RAMO SUCROALCOOLEIRO DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v4i3.769Keywords:
Contabilidade Gerencial, Informação Contábil, Indústria Sucroalcooleira.Abstract
Esta pesquisa apresenta uma análise crítica da contabilidade gerencial, a partir da ótica dos profissionais contábeis que desempenham suas atribuições junto às indústrias sucroalcooleiras instaladas no interior do estado de São Paulo O objetivo deste estudo consiste em demonstrar a visão destes profissionais sobre a importância do uso da contabilidade gerencial no processo de gestão e tomada de decisão. A metodologia empregada na elaboração desta pesquisa caracteriza-se como empírico-analítica de caráter descritivo, e a premissa adotada para a coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário eletrônico (survey). Como resultados principais a pesquisa aponta que 80% dos participantes responsabilizam a falta de informações contábeis como causa do insucesso organizacional, e 100% concordam total e parcialmente que prejuízos crescentes e baixa competitividade estão atrelados ao uso incorreto das informações contábeis no processo de tomada de decisão nas empresas atuantes no setor. O trabalho contribui com a pesquisa na área, por demonstrar a importância da contabilidade gerencial na percepção dos profissionais como essencial à gestão dos negócios e à sobrevivência das organizações e por apresentar um perfil de profissional no setor, a maioria é pós-graduado e do gênero masculino.Downloads
References
DAVILA, A., & FOSTER, G. Management control systems in early-stage startup companies. Accounting Review, 2007. V. 82(4), 907-937.
FEREIRA JÚNIOR, Altino Nascimento; SILVA, Thiago Bruno de Jesus; LIMA FILHO, Raimundo Nonato. A influência da contabilidade gerencial no desempenho econômico-financeiro das empresas de cerâmica vermelha de Senhor do Bonfim – BA. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 1, n. 1, p. 72-85, jan./dez., 2011.
FREZATTI, Fábio; AGUIAR, Andson Braga de; GUERREIRO, Reinaldo. Diferenciações Entre Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial: Uma pesquisa Empírica a Partir de Pesquisadores de Vários Países. Revista de Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 1, n. 1, p. Mai/Aug 2007.
FREZATTI, Fábio; RELVAS, Tânia Regina Sordi; JUNQUEIRA, Emanuel R.; NASCIMENTO, Artur Roberto do. Análise Crítica da Contabilidade Gerencial no Brasil Sob a Ótica dos Professores de Pós Graduação Stricto-Sensu da Área. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 8º, 2008, São Paulo, Anais...,2008.
GARRISON Ray H.; NOREEN Eric W.; BREWER Peter C. Contabilidade Gerencial. 11ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
HONG, Yuh Ching; MARQUES, Fernando; PRADO, Lucilene. Contabilidade e Finanças: Para Não Especialistas. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Prantice Hall, 2010.
IDEAGROUP. Usinas de Açúcar e Álcool no Brasil em 2008/2009. Geomapas. Edição 2008.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, Hélio de Paula. Contabilidade Para Administradores. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Márcia Maria Silva. O Uso da Informação Contábil no Setor Sucroalcooleiro: Um Estudo nas Indústrias de Alagoas. 2006. Dissertação (Mestrado) – Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2006.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 14ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia de Investigação Científica Para Ciências Sociais Aplicadas. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MEDINA-QUINTERO, J. M; AGUILAR-GÁMEZ, P. E. Administración y calidad de la información de los sistemas de información contable de las PYMES. Victoria Tamaulipas México, Cuadernos de Administración (Universidad del Valle), vol.29 no. 49 Cali Jan./June 2013
MENDES, Judas Tadeu Grassi; PADILHA, João Batista Junior. Agronegócio: Uma Abordagem Econômica. 1ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Ministério da Agricultura. Cana de Açúcar. 2013. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/cana-de-acucar. Acesso em 13 de Abril de 2013.
OLIVEIRA, Terezinha Bezerra Albino; BORNIA, Antônio Cezar; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos; DRUMOND, Alexandre Matos; OLIVEIRA, Mauro Wagner. Análise de custos e eficiência de fazendas produtoras de cana-de-açúcar por meio de análise envolutória de dados. Custos e @gronegócio on line - v. 10, n. 1 – Jan/Mar - 2014. < Disponível on: http://www.custoseagronegocioonline.com.br; acesso em 09/09/2014>
PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque Em Sistema de Informação Contábil: Conforme as Leis Nº 11.638/07 e 11.941/09. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PASSOS, Ivan Carlin. Método de Custeio por Absorção: Uma Análise de suas Origens e Fins Gerenciais. In: 1º SEMINÁRIO USP DE CONTABILIDADE, 2001, São Paulo. Resumos..., 2001.
REIS, A. M.; TEIXEIRA, A. J. C. Utilização de Artefatos de Contabilidade Gerencial nas Sociedades Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais e sua Relação com Porte e Desempenho Financeiro. REPeC – Revista de Estudo e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 7, n. 4, art. 2, p. 355-371, out./dez. 2013.
RIBEIRO, R.R.M; GABEGO, F; MATTIELLO, K; OLIVEIRA, N.C. de. Custos e @gronegócio on line - v. 9, n. 3 – Jul/Set - 2013.http://www.custoseagronegocioonline.com.br; acesso em 09/09/2014>
RICARDINO, Álvaro. Contabilidade Gerencial e Societária: Origens e Desenvolvimento. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA). Relatório Final da Safra 2011/2012 Centro – Sul. 2012. 28 p. (4 p.)
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.