AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO “VIÉS DE AVALIAÇÃO” NOS LAUDOS DE OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i3.965Palavras-chave:
Avaliação de Empresas, Viés de Avaliação, Valor Justo por Ação, Preço da AçãoResumo
O processo de avaliação de empresas é amplamente utilizado e objetiva alcançar o valor justo da empresa. Esta pesquisa teve por objetivo analisar se, nos laudos de avaliação com finalidade de Oferta Pública de Aquisição de Ações – OPA, a relação da empresa avaliadora com a empresa contratante da avaliação causa viés no valor justo por ação em relação ao preço da ação. Os 106 laudos analisados, publicados entre 2002 e 2013, foram divididos em grupos de acordo com a contratante da avaliação. Em cada grupo foram realizados testes de médias, em amostras emparelhadas, com a aplicação do teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados evidenciaram a existência do viés no processo de avaliação principalmente nas situações em que a contratante da avaliação é a empresa avaliada. Com um menor nível de confiança também foi possível a constatação do viés quando a contratante da avaliação não é a empresa avaliada nem sua controladora. No grupo em que a contratante da avaliação é a controladora da empresa avaliada não foi identificado o viés.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
¬¬BRASIL. Instrução CVM nº 361, de 05/03/2002. Dispõe sobre o procedimento aplicável às ofertas públicas de aquisição de ações de companhia aberta. Disponível em:<http://www.cvm.gov.br/>. Acesso em: 12 set. 2013.
_____. Instrução CVM nº 436, de 05/07/2006. Acrescenta o Anexo III e altera a Instrução CVM nº 361, de 05/03/2002. Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/>. Acesso em: 12 set. 2013
COPELAND, T; KOLLER, T; MURRIN, J. Avaliação de Empresas –Valuation: Calculando e gerenciando o valor das empresas. Tradução: Allan Vidigal Hastings. 3ª ed. São Paulo: Makron Books Ltda., 2002.
CUNHA, M. F. da. Avaliação de empresas no Brasil pelo fluxo de caixa descontado: evidências empíricas sob o ponto de vista do desempenho econômico-financeiro. Tese de Doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
CUNHA, M. F. da; MARTINS, E; ASSAF NETO , A. Avaliação de empresas no Brasil pelo fluxo de caixa descontado: evidências empíricas sob o ponto de vista dos direcionadores de valor nas ofertas públicas de aquisição de ações. Revista de Administração, v. 49, n. 2, p. 251-266, 2014.
DAMODARAN, A. Avaliação de empresas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
ESTETER, B; PEDREIRA, E.B; BARROS, L. A. B. de C. Análise dos Erros de Previsão em Empresas de Capital Aberto para os Mercados de Argentina, Brasil, Chile e México entre os Anos de 2003 a 2009. In: CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - ADCONT, II, Anais... Rio de Janeiro, 2011.
FALCINI, P. Avaliação econômica de empresas: técnica e prática. São Paulo: Atlas, 1995.
FERNÁNDEZ, P. Valoración de empresas: cómo medir y gestionar la creación de valor. Barcelona: Gestión 2000, 2012.
GATSIOS, R. C. Acurácia e dispersão das estimativas dos analistas no mercado de capitais brasileiro: Impacto da adoção do padrão IFRS sobre a qualidade preditiva da informação contábil. Tese de Doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013.
KOTHARI, S. P. Capital Markets Research in Accounting. Journal of Accounting and Economics, v. 31, p. 105-231, 2001.
MACHADO, Michele Rílany Rodrigues. Fluxo de caixa descontado: metodologias e critérios adotados na determinação da taxa de desconto. In: SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO - SEMEAD, 10., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2007.
MARÔCO, João. Análise estatística com o Pasw Statistics. Lda Pêro: Pinheiro, 2010.
MARTELANC, R. et al. Utilização de Metodologias de Avaliação de Empresas: Resultados de uma Pesquisa no Brasil. In: Seminário em Administração, FEA/USP-SEMEAD,VIII, Anais...São Paulo, 2005.
MARTELANC, R; PASIN, R; CAVALCANTE, F. Avaliação de empresas: um guia para fusões e aquisições e gestão de valor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINEZ, A. L. Buscando o valor intrínseco de uma empresa: revisão das metodologias para avaliação dos negócios. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23º, Anais...Foz do Iguaçu, 1999.
_____. Analisando os analistas: estudo empírico das projeções de lucros e das recomendações dos analistas de mercado de capitais para as empresas brasileiras de capital aberto. 2004. 250 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
_____. Otimismo e viés de seleção dos analistas. Brazilian Business Review. v. 4, n.2, p. 104-118, 2007.
MARTINS, E. et al. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
NEIVA, R. A. Valor de Mercado da Empresa: Modelos de Avaliação Econômico-Financeira de Empresas, Exemplos de Avaliação com Cálculos de Valores, Subsídios para Privatização, Compra e Venda, Cisão, Fusão e Incorporação. São Paulo: Atlas, 1992.
PEREIRO, L. E. Valuation of companies in emerging markets – a practical approach. New York: John Wiley & Sons, 2002.
PEREZ, M. M; FAMÁ, R. Avaliação de empresas e apuração de haveres em processos judiciais: uma análise segundo a Teoria de Finanças. In: Seminário em Administração, FEA/USP-SEMEAD,VI, Anais...São Paulo, 2003.
RODRIGUES, L. F.; SALLABERRY, J. D. Laudos de avaliação de empresas: práticas adotadas no Brasil. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 10., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2013. CD-ROM.
RUFFALO, B. I; BRACKETT, R. C. Laudos de avaliação excelentes. In: CATTY, J. P. IFRS: Guia de aplicação do Valor Justo. Porto Alegre: Bookman, 2013.
TAVARES JÚNIOR, E. P., Finanças Comportamentais: O Efeito Propriedade e a influência nas vendas de imóveis em Aparecida de Goiânia. Revista de Administração da UEG. Vol. 1, No. 1 (Ago-Dez, 2010), p. 27-38.
THALER, R. Towarda positive theory of consumer choice. Journal of Economic Behavior and Organization. (1980), vol. 1, p. 39-60.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.