METODOLOGIA TRADICIONAL VERSUS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i2.7950

Palavras-chave:

Competências, Expectativa, Satisfação, Problem-Based Learning.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar o nível de satisfação e expectativas dos discentes de disciplinas cursadas com metodologia tradicional versus aprendizagem baseada em problemas do Curso de Ciências Contábeis em relação às competências docentes. Utilizou-se de um questionário autopreenchido, com alunos matriculados a partir do segundo período. A amostra é composta por 175 alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para análise dos resultados, foi utilizado o teste de médias entre os discentes que cursaram disciplinas com metodologia tradicional e os que cursaram disciplinas com Problem-Based Learning (PBL) e ainda o teste t. Os resultados evidenciaram quanto à expectativa que os discentes que cursaram as disciplinas com PBL, mostraram nível maior em relação às competências docentes, quanto à satisfação se mostraram mais insatisfeitos. Com o teste de médias, foi obtida para a maioria das competências listadas, diferença significativa entre a percepção dos alunos que cursaram disciplinas com PBL e os que não cursaram. Os discentes que cursaram disciplinas com PBL, se mostraram mais insatisfeitos com as competências docentes. Dessa forma, a pesquisa contribui para uma possível mudança de conduta dos docentes, tendo em vista que os discentes se mostraram mais insatisfeitos, esperando mais dos seus docentes. Assim como contribui para a literatura em virtude da incipiência de estudos que abordem essa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L.; FERREIRA, J. A. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção/ validação do questionário de vivências acadêmicas. Relatório de investigação. Braga, Portugal: Universidade do Minho – Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999.

ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. Expectativa e satisfação dos alunos de ciências contábeis com relação às competências docentes. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v.10, n. 1, p. 74-91, 2012.

CARVALHO NETO, S. Dimensões da qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Dissertação (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de são Paulo, São Paulo, 2009.

CELESTINO, E. J. M.; AZEVEDO, Y. G. P.; ARAÚJO, A. O.; SILVA, J. D. G.; Problembased-learning (PBL) nos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Natal/RN. In: Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 10, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: ANPCONT, 2016.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). (2016). Profissionais e escritórios registrados e ativos existem no território nacional. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/. Acesso em 15 jan. 2020.

COSCADAI, N.; ARBEX, M. A. Como discentes de administração enxergam o próprio curso? Um estudo com discentes de graduação de uma instituição pública e de uma instituição privada na região de Londrina/PR. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 08, 2011. Anais [...] Londrina, 2011.

DRUCKER, P. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

DURAND, T. Forms of incompetence. In: Fourth International Conference on Competence-Based Management. Oslo: Norwegian School of Management, 1998.

ESCRIVÃO FILHO, E.; RIBEIRO, L. R. C. Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. Ed. Especial, art. 3, p. 1-9, 2008.

FARIA, A. C.; COME, E.; POLI, J.; FELIPE, Y. X. O grau de satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis: busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada. Enfoque: Reflexão Contábil [online], v. 25, p. 25-36, 2006.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência.

Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 5, p.183-196, 2001.

FREZATTI, F.; MARTINS, D. B. PBL ou PBLs: a Customização do Mecanismo de Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Contábil. Revista de Graduação USP, v. 1, n 1, 2016.

GALVÃO, L. L. C.; SADOYAMA, A. S. P. Avaliação da expectativa e percepção da qualidade dos serviços educacionais na perspectiva de gestores, professores e estudantes de um instituto federal do estado de Minas Gerais (MG). Revista EDaPECi, v.17, n.2, p.131-143, 2017

GRADVOHL, R. F.; LOPES, F. F. P.; COSTA, F. J. O perfil do bom professor de contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de curso de graduação. In: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 9., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo. SP: Pearson Prentice Hall, 2000.

LAFFIN, M. Formação continuada do profissional da Contabilidade. Jornal do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, p. 14, set-out., 2002.

LAGIOIA, U. C. T.; SANTIAGO, H. L. F.; GOMES, R. B.; RIBEIRO FILHO, J. F. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 8, 2007, pp. 121-138.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A pesquisa científica hoje. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1999.

MANAF, N. A. A.; ISHAK, Z.; WAN-HUSSIN, W. N. Application of Problem Based Learning (PBL) in a course on financial accounting principles. Malaysian Journal of Learning and Instruction, v. 8, p. 21-47, 2011.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B.; FREZATTI, F. Problem-Based Learning no ensino de contabilidade gerencial: relato de uma experiência brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 9, n. 4, 2015.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. 2. ed. Editora Atlas, São Paulo, 2000.

MOREIRA, C. S. et al. Problem-based learning: uma análise das competências desenvolvidas e dificuldades encontradas sob a ótica dos discentes de contabilidade. XVIII internacional conference in accounting, São Paulo, v.00, 2018.

NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M.; TORRES, R. R. Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência. Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 364-379, 2010.

OLIVEIRA, L. R. A educação superior e o projeto de vida do estudante. Revista Análise. São Paulo, ano III, n. 6, p. 5-12, 2002.

PACHANE, G. G. A experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal do aluno. Estudante universitário: Características e experiências de formação, v. 155, p. 186, 2003.

PARK, S. H. Impact of Problem-Based Learning (PBL) on teachers’ beliefs regarding technology use. 2006. f171. Thesis (Doctoral in Philosophy) - Faculty of Purdue University, West Lafayette, 2006.

PEREIRA, M. A. C. Competências para o ensino e a pesquisa: um survey com docentes de engenharia química. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2007.

PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of management information systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.

RESOLUÇÃO CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

REZENDE, M. G.; LEAL, E. A. Competências Requeridas dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis na Percepção dos Estudantes. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 145–160, 2013.

RIBEIRO, L. R. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, n. 1, p. 89-102, 2004.

RIBEIRO, L. R. C. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, p. 149. 2005.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. UduFSCAR, São Carlos, 2010.

RICHARDSON, R. J.; PERES, J. A. S.; WANDERLEY, J. C. V.; CORREIA, L. M.; PERES, M. H. M. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SOARES, M. A.; ARAÚJO, A. M. P.; LEAL, E. A. Evidências Empíricas da Aplicação do Método Problem-based Learning (PBL) na Disciplina de Contabilidade Intermediária do Curso de Ciências Contábeis. XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2008.

SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, 2010.

STANLEY, T.; MARSDEN, S. Problem-based learning: does accounting education need it? Journal of Accounting Education, v. 30, p. 267-289, 2012.

VASCONCELOS, A. F. PROFESSORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: um estudo sobre as competências para o exercício da docência nos cursos presenciais no Nordeste Brasileiro. 2009. 153 f. Disseração (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis das Universidades UnB, UFPB e UFRN. João Pessoa, 2009.

VASCONCELOS, A. F. Fatores que influenciam as competências em docentes de ciências contábeis. Em ANPAD (Org.). Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, p. 43-62, 2010.

VASCONCELOS, A. F.; CALVALCANTE, P. R. N.; MONTE, P. A. Fatores que influenciam as competências em docentes de Ciências Contábeis. VEREDAS FAVIP - Revista Eletrônica de Ciências, v.5, n.1, Rio de Janeiro, jan- jun, p. 86- 101, 2012.

VIEIRA, M. G. As competências e as habilidades requeridas aos professores de contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 169, p. 30 – 41, 2012.

VIEIRA, K. M.; MILACH, F. T.; HUPPER, D. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos discentes: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Contabilidade e Finanças da USP, v.19, p. 65-76, n.48, 2008.

VROOM, V. H. Work and motivation. New York: Wiley, 1964.

WILKIN, C. Enhancing the AIS curriculum: integration of a research-led, problem- based learning task, Journal of Accounting Education, v.32, n. 2, p. 185-199, 2014.

Downloads

Publicado

05/24/2021

Edição

Seção

ARTIGOS