GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ines Liani Menzel Warken Universidade Regional de Blumenau (FURB) Horus Falculdades Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Veridiana Jéssica Henn HORUS FACULDADES
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v4i3.740

Palavras-chave:

Sustentabilidade Ambiental, Instituição de Ensino Superior, Socioambiental, Gestão Sustentável, Nível de Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o nível de sustentabilidade ambiental na Universidade Federal Fronteira Sul, campi de Chapecó/SC, a partir da aplicação do Modelo de Avaliação de Sustentabilidade Socioambiental (MASS) elaborado por Freitas (2013). Para o alcance do objetivo proposto, aplicou-se o questionário Educação Ambiental com 229 questões fechadas, respondido pelo departamento de sustentabilidade da UFFS. Os dados foram tabulados no software phinx e tratados de maneira quantitativa com o auxílio da planilha eletrônica Excel e do software, utilizado para a elaboração das redes. Os resultados demonstram que UFFS apresenta 53,09% do índice geral de sustentabilidade atingido (numa escala de 0 a 100%), representando que a instituição aplica a Sustentabilidade Ambiental preponderantemente para cumprir os requisitos legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ines Liani Menzel Warken, Universidade Regional de Blumenau (FURB) Horus Falculdades Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007), Especialista e Formação para o Magistério Superior em CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA (UNOESC- 2010), Mestrado em Contabilidade na FURB (em andamento). Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Curso de Engenharia de Alimentos, Coordenadora e professora do Curso de Ciêncais Contábeis da HORUS Faculdades de PINHALZINHO/SC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: viabilidade, ampliação, oportunidade, plano de negócio, contabilidade, construção civil, custo, análise e propriedades, produção, lucratividade.

Veridiana Jéssica Henn, HORUS FACULDADES

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-doutorado em Contabilidade, Doutorado e Mestrado em Engenharia de produção, e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche em Contabilidad- Universidad de Valéncia na Espanha. Tem experiência na áreas de Contabilidade Gerencial e Ensino da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação e Contabilidade Ambiental, Avaliação de Desempenho, Contabilidade Gerencial e Custos.

Referências

ALMEIDA, F. O Bom Negócio da Sustentabilidade; Sustainability: a good business. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2002.

CLARKE, A.; KOURI, R. Choosing an appropriate university or college environmental management system. Journal of Cleaner Production, v. 17, n. 11, p. 971-984, 2009.

DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COUTINHO, F. C. C. Avaliação da qualidade dos serviços prestados de uma instituição de ensino superior. (Dissertação). Núcleo de Pós-Graduação em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, 2007.

ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 115, 2009.

FONSECA, A.; MACDONALD, A.; DANDY, E.; VALENTI, P. The state of sustainability reporting at Canadian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 22-40, 2011.

FREITAS, C. L. Avaliação de Sustentabilidade em Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (IFES): proposição de um modelo baseado em sistemas gerenciais de avaliação e evidenciação socioambiental. (Dissertação). Mestrado em Contabilidade, UFSC, Florianópolis, 2013.

GOMES, S. M. S.; GARCIA, C. O. Controladoria ambiental: gestão social, análise e controle. São Paulo: Atlas, 2013.

JONES, N. et al. Gestão ambiental em instituição de ensino superior: uma análise da aderência de uma instituição de ensino superior comunitária aos objetivos da agenda ambiental na administração pública (A3P). Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 4, n. 3, p. 44-62, 2012.

KRUGER, S. D; FREIRAS, C. L.; PFISTSCHER, E. D.; PETRI, S. M. Gestão Ambiental em Instituição de Ensino Superior: Uma análise da aderência de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária aos objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Rer. GUAL, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 44-62, set/dez. 2011.

LOZANO, R. The state of sustainability reporting in universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 67-78, 2011.

MARCO, D. D.; MILANI, J. E. G.; PASSOS, M. G.; PRADO, G. P. Sistemas de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior. Unoesc & Ciências – ACET, v. 1, n. 2, p. 189-198, 2010.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA. Agenda ambiental na administração pública. Brasília, 2006.

MOTTA CABRERA, D. ; ZAREIPOUR, H. A Review of Energy Efficiency Initiatives in Post-Secondary Educational Institutes. In: ENERGY 2011, The First International Conference on Smart Grids, Green Communications and IT Energy-aware Technologies, p. 40-45, 2011.

NARDY, M. B. C.; CUNHA, M. E. G.; BICHARA, J.; POLI, M. Análise de processos em uma Instituição de Ensino Superior visando a implantação de um sistema de Gestão Ambiental. Revista de Ciências Gerenciais, v. 14, n. 19, p. 33-54, 2010.

PFITSCHER, E. D. Gestão e sustentabilidade através da contabilidade e controladoria ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2004.

PORTO, C. Uma introdução ao planejamento estratégico. Boletim Técnico do SENAC, v. 19, n. 2, p. 22-33, 1998.

QUADROS, D. S. Subsídios para o Sistema de gestão ambiental da Universidade Regional de Blumenau. (Dissertação) Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 1999.

RIBEIRO, A. L. et al. Avaliação de barreiras para implementação de um sistema de gestão ambiental na UFRGS. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre, 2005.

SALGADO, M. F. de M. A. Desenvolvimento de Programa de Gestão Ambiental para Instituições de Ensino Superior. Estudo de Caso: Instituição Esperança de Ensino Superior – IESPES. 2006. (Dissertação). Mestrado em Sistemas de Gestão – Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão, Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, Niterói, 2006.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006.

TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P. Contabilidade e gestão ambiental. In Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2008.

UHLMANN, V. O. Contribuições ao desenvolvimento do Sistema Contábil Gerencial Ambiental-Geração 2: proposição da terceira geração do método. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Florianópolis, 2011.

VAZ, C. R. et al. Sistema de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma revisão. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 3, n. 45, 2012.

WAHEED, B.; KHAN, F. I.; VEITCH, B. Developing a quantitative tool for sustainability assessment of HEIs. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 4, p. 355-368, 2011.

WAHEED, B.; KHAN, F.; VEITCH, B.; HAWBOLDT, K. An integrated decision-making framework for sustainability assessment: a case study of Memorial University. Higher Education Policy, v. 24, p. 4, p. 481-498, 2011.

ZHANG, N.; WILLIAMS, I. D.; KEMP, S.; SMITH, N. F. Greening academia: Developing sustainable waste management at Higher Education Institutions. Waste management, v. 31, n. 7, p. 1606-1616, 2011.

Downloads

Publicado

12/01/2014

Edição

Seção

Artigos