GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v4i3.740Palavras-chave:
Sustentabilidade Ambiental, Instituição de Ensino Superior, Socioambiental, Gestão Sustentável, Nível de Sustentabilidade.Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar o nível de sustentabilidade ambiental na Universidade Federal Fronteira Sul, campi de Chapecó/SC, a partir da aplicação do Modelo de Avaliação de Sustentabilidade Socioambiental (MASS) elaborado por Freitas (2013). Para o alcance do objetivo proposto, aplicou-se o questionário Educação Ambiental com 229 questões fechadas, respondido pelo departamento de sustentabilidade da UFFS. Os dados foram tabulados no software phinx e tratados de maneira quantitativa com o auxílio da planilha eletrônica Excel e do software, utilizado para a elaboração das redes. Os resultados demonstram que UFFS apresenta 53,09% do índice geral de sustentabilidade atingido (numa escala de 0 a 100%), representando que a instituição aplica a Sustentabilidade Ambiental preponderantemente para cumprir os requisitos legais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. O Bom Negócio da Sustentabilidade; Sustainability: a good business. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2002.
CLARKE, A.; KOURI, R. Choosing an appropriate university or college environmental management system. Journal of Cleaner Production, v. 17, n. 11, p. 971-984, 2009.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
COUTINHO, F. C. C. Avaliação da qualidade dos serviços prestados de uma instituição de ensino superior. (Dissertação). Núcleo de Pós-Graduação em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, 2007.
ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 115, 2009.
FONSECA, A.; MACDONALD, A.; DANDY, E.; VALENTI, P. The state of sustainability reporting at Canadian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 22-40, 2011.
FREITAS, C. L. Avaliação de Sustentabilidade em Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (IFES): proposição de um modelo baseado em sistemas gerenciais de avaliação e evidenciação socioambiental. (Dissertação). Mestrado em Contabilidade, UFSC, Florianópolis, 2013.
GOMES, S. M. S.; GARCIA, C. O. Controladoria ambiental: gestão social, análise e controle. São Paulo: Atlas, 2013.
JONES, N. et al. Gestão ambiental em instituição de ensino superior: uma análise da aderência de uma instituição de ensino superior comunitária aos objetivos da agenda ambiental na administração pública (A3P). Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 4, n. 3, p. 44-62, 2012.
KRUGER, S. D; FREIRAS, C. L.; PFISTSCHER, E. D.; PETRI, S. M. Gestão Ambiental em Instituição de Ensino Superior: Uma análise da aderência de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária aos objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Rer. GUAL, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 44-62, set/dez. 2011.
LOZANO, R. The state of sustainability reporting in universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 67-78, 2011.
MARCO, D. D.; MILANI, J. E. G.; PASSOS, M. G.; PRADO, G. P. Sistemas de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior. Unoesc & Ciências – ACET, v. 1, n. 2, p. 189-198, 2010.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA. Agenda ambiental na administração pública. Brasília, 2006.
MOTTA CABRERA, D. ; ZAREIPOUR, H. A Review of Energy Efficiency Initiatives in Post-Secondary Educational Institutes. In: ENERGY 2011, The First International Conference on Smart Grids, Green Communications and IT Energy-aware Technologies, p. 40-45, 2011.
NARDY, M. B. C.; CUNHA, M. E. G.; BICHARA, J.; POLI, M. Análise de processos em uma Instituição de Ensino Superior visando a implantação de um sistema de Gestão Ambiental. Revista de Ciências Gerenciais, v. 14, n. 19, p. 33-54, 2010.
PFITSCHER, E. D. Gestão e sustentabilidade através da contabilidade e controladoria ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2004.
PORTO, C. Uma introdução ao planejamento estratégico. Boletim Técnico do SENAC, v. 19, n. 2, p. 22-33, 1998.
QUADROS, D. S. Subsídios para o Sistema de gestão ambiental da Universidade Regional de Blumenau. (Dissertação) Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 1999.
RIBEIRO, A. L. et al. Avaliação de barreiras para implementação de um sistema de gestão ambiental na UFRGS. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre, 2005.
SALGADO, M. F. de M. A. Desenvolvimento de Programa de Gestão Ambiental para Instituições de Ensino Superior. Estudo de Caso: Instituição Esperança de Ensino Superior – IESPES. 2006. (Dissertação). Mestrado em Sistemas de Gestão – Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão, Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, Niterói, 2006.
TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006.
TINOCO, J. E. P.; KRAEMER, M. E. P. Contabilidade e gestão ambiental. In Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2008.
UHLMANN, V. O. Contribuições ao desenvolvimento do Sistema Contábil Gerencial Ambiental-Geração 2: proposição da terceira geração do método. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Florianópolis, 2011.
VAZ, C. R. et al. Sistema de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma revisão. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 3, n. 45, 2012.
WAHEED, B.; KHAN, F. I.; VEITCH, B. Developing a quantitative tool for sustainability assessment of HEIs. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 4, p. 355-368, 2011.
WAHEED, B.; KHAN, F.; VEITCH, B.; HAWBOLDT, K. An integrated decision-making framework for sustainability assessment: a case study of Memorial University. Higher Education Policy, v. 24, p. 4, p. 481-498, 2011.
ZHANG, N.; WILLIAMS, I. D.; KEMP, S.; SMITH, N. F. Greening academia: Developing sustainable waste management at Higher Education Institutions. Waste management, v. 31, n. 7, p. 1606-1616, 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.