O EFEITO SMART MONEY NO SEGMENTO DE FUNDOS MULTIMERCADOS

Autores

  • Sâmia Carneiro Fonseca Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i3.63

Palavras-chave:

Efeito Smart Money. Fundos Multimercados. Investimentos.

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar a ocorrência do efeito Smart Money no segmento brasileiro de fundos multimercados, o que foi operacionalizado por meio da comparação entre a rentabilidade média dos fundos e sua captação líquida. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como método estatístico o teste t de Student, com base em uma amostra de 20 fundos multimercados, no período de maio de 2009 a julho de 2011. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrência do efeito Smart Money, pois a performance média foi superior nos fundos que apresentaram maior captação líquida. Pressupôs-se, assim, a existência de habilidade na seleção dos fundos por parte dos investidores, ou seja, em média, eles foram capazes de identificar fundos que tiveram o melhor retorno no período seguinte.

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Biografia do Autor

Sâmia Carneiro Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduado em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado e Doutorado em Administração (Finanças).

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Publicado

12/13/2012

Edição

Seção

Artigos