SUPERNET: INVESTIR OU NÃO?
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v9i2.6253Palavras-chave:
Características empreendedoras. Competências empreendedoras. Tomada de Decisão.Resumo
Este caso para ensino busca desenvolver a capacidade de análise e tomada de decisão estratégica através da análise do perfil empreendedor através da identificação das competências de seus personagens de acordo com o modelo proposto por Cooley (1990, 1991). O caso conta a história de dois irmãos: João e Antônio que atuam na área de tecnologia da informação no interior do estado do Ceará. A empresa teve seu início em 2005 e desde então passou por diversas fases e diferentes formas de atuação. Passados mais de dez anos os sócios precisam decidir sobre investir ou não em uma nova tecnologia. O que fazer? Investir ou não? Recursos próprios ou de terceiros? Quais as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que os irmãos devem considerar para tomar uma decisão em relação a investir ou não na nova tecnologia? Os dados para construção do caso foram obtidos por meio de entrevistas com os proprietários, observação e coleta de documentos na SuperNet.
Downloads
Referências
ANGGADWITA, G.; DHEWANTO, W. The influence of personal attitude and social perception on women entrepreneurial intentions in micro and small enterprises in Indonesia. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 27(2/3), p. 131-148, 2016.
AHMED, A. H.; BWISA, H.; OTIENO, R.; KARANJA, K. (2014). Strategic Decision Making: Process, Models, and Theories. Business Management andStrategy, 5(1), 78, 2014.
BARBOSA, F. L. S.; RABELO NETO, A.; MOREIRA, R. N.; BIZARRIA, F. P. de A. Empresa Junior E Formação Empreendedora De Discentes Do Curso de Administração. Teoria e Prática em Administração, v. 5, n. 2, pp. 167-189, 2015.
CARNEIRO, C. A.; GUIMARAES, E. H. R.; MACCARI, E. A.; STOROPOLI, J. E. Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino. RevistaCiênciasAdministrativas, Journal of Administrative Sciences, v. 23, n. 3, p. 385-399, 2017
COOLEY, L. Entrepreneurship Training and the Strengthening of Entrepreneurial Performance. Final Report. Contract No. DAN-5314-C-00-3074-00. Washington: USAID, 1990.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DALFT, R. L. Administração. 6 ed.São Paulo: Editora Pioneira Thompson Learning, 2005.
DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
______.O segredo de Luísa. Editora de Cultura. São Paulo: 2006.
______.Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DORNELAS, J. C. A.; TIMMONS, J. A.; SPINELLI, S. Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21 (Adap. da 8a ed. americana, C. Mello, Trad.). São Paulo: Elsevier, 2010. (Obra original publicada em 2009)
DUTRA, Joel Souza et al. Gestão por competências. São Paulo: Gente, 2001
FARACO, M. M.; LAVARDA, R. A. B.; GELBCKE, F. L. Decision-making in teaching hospitals: between formalism and intuitive synthesis. RAP, v. 53, n. 4, p. 769-779, Aug, 2019.
FILION, L. J. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. Revista de Administração de Empresas, v. 31, n. 3, p. 63-72, 1991.
FILION, L. J. Empreendedorismo: Ciência, Técnica e Arte. Cap. 1. O empreendedorismo como tema de estudos superiores.Brasília: CNI. IEL Nacional, 2000
GHAZINOORY, S.; ABDI, M.; AZADEGAN-MEHR, M. (2011). SWOT methodology: Astate-of-the-art review for the past, a framework for the future. Journal of Business Economics and Management, 12, 24–48, 2011.
GUREL, M.; TAT, M. SWOT analysis: A Theoretical Review.The Journal of International Social Research, Vol. 10, Issue: 51, 2017.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOPPE, M.; WESTERBERG, M.; LEFFLER, E. (2017). Educational approaches to entrepreneurship in higher education: a view fromthe Swedish horizon. Education + Training, 59(7/8), p. 757–767, 2017.
HSU, D. K.; WIKLUND, J.; COTTON, R. D. (2015). Success, Failure, and Entrepreneurial Reentry: An Experimental Assessment of the Veracity of Self-Efficacy and Prospect Theory. EntrepreneurshipTheoryandPractice, 41(1), 19–47, 2015.
MACHADO, H. P. V.; GUEDES, A.; GAZOLA, S. Determinantes e dificuldades de crescimento para mulheres empreendedoras. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 1, p. 85-99, Jan.-Mar., 2017.
MAÇADA, A. C. G., CANARY, V. P. C. A tomada de decisão no contexto do BIG DATA: Estudo de caso único. In: XXXVIII ENANPAD. Rio de Janeiro-RJ, 13 a 17 de setembro de 2014.
NAMUGENYIA, C.; NIMMAGADDAB, S. L.; REINERSC, T. Design of a SWOT Analysis Model and its Evaluation in DiverseDigital Business Ecosystem Contexts. Procedia Computer Science, 159, 1145–1154, 2019.
NDOFIREPI, T. M. Relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial goal intentions: psychological traits as mediators. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 9(1), pp. 1-20, 2020. Doi:10.1186/s13731-020-0115-x
PHADERMROD, B.; CROWDER, R. M.; WILLS, G. B. Importance-Performance Analysis based SWOT analysis. International Journal of Information Management, v. 18 (3), 2017. Doi:10.1016/j.ijinfomgt.2016.03.009
PENA, F. G. et. al. “Hoje, Líder de Turma. Amanhã, líder Organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em administração. Teoria e Prática em Administração, v.5, n. 1, pp. 204-238, 2015.
ROCHA, E. L. C. R.; FREITAS A. A. F. Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, art. 5, p. 465-486, jul/ago 2014.
SAMMUT-BONNICI, T.; GALEA, D. (2015). SWOT Analysis. Wiley Encyclopedia of Management, 1–8, 2015. Doi:10.1002/9781118785317.weom120103
SCHUMPETER, J. A. Capitalisme, socialisme et démocratie. Paris: Editions Payot, 1982.
SILVA, G. S. Educação Empreendedora nas IES Cearenses: Um estudo Multicaso. Dissertação de Mestrado. Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2010.
TIMMONS, J. A., SPINELLI, S. New venture creation: entrepreneurship for the 21st century. 7. ed. New York, NY, EUA: McGraw-Hill/Irwin, 2006.
SOUZA, R. DOS S.; SILVEIRA, A.; DO CARMO, H. M. O., EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO: estudo em universidades federais de Mato Grosso do Sul. In: IX EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9, Passo Fundo – RS, 2016. Anais... São Paulo: ANEGEPE, 2016. Disponível em: < http://egepe.org.br/anais/arquivos/edicaoatual/Artigo324.pdf> Acesso em: 26 jun. 2017.
SANTOS-SILVA, A., MARTINS, H. C., CARVALHO-NETO, A. A Gestão de Organizações Sociais Sob a Ótica do Empreendedorismo Schumpeteriano. Teoria e Práticaem Administração, v.4, n., pp. 227-260, 2014.
SIRMON, D.G.; HITT, M.A.; ARREGLE, J.L.; CAMPBELL, J.T. (2010) The dynamic interplay of capabilitystrengths and weaknesses: investigating the bases oftemporary competitive advantage. Strategic Management Journal, 31 (13), 1386–1409. SOUZA, G. H. S.; SANTOS, P. DA C. F.; LIMA, N. C.; CRUZ, N. J. T.; LEZANA, Á. G. R. Entrepreneurial potential and success in business: a study on elements of convergence and explanation. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 17(5), p. 188-215, 2016.
VODĂ, I. A.; NELU, F. Impact of personality traits and entrepreneurship education on entrepreneurial intentions ofbusiness and engineering students. Sustainability, 11(1192), 1–19, 2019.
VASCONCELOS, F. C., CYRINO, Á. B. VANTAGEM COMPETITIVA:os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, São Paulo, P 20-37, Out./Dez. 2000.
ZAMPIER, M. A., TAKAHASHI, A. R. W., FERNANDES, B. H. Sedimentando as bases de um conceito: as competências empreendedoras. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 1(1), 101-130, 2012.
WESTWOOD, J. O Plano de Marketing. São Paulo: Makron Books, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.