OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO: COMPRAR OU VENDER UM ÔNIBUS USADO?

Autores

  • Ana Paula Rodrigues da Costa Fucape Business School
  • Valcemiro Nossa FUCAPE BUSINESS SCHOOL
  • Arilda Magna Campagnaro Teixeira Fucape Business School
  • Aridelmo José Campanharo Teixeira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v4i2.544

Resumo

Embora a discussão sobre a mobilidade urbana envolva as modalidades de transporte de massa, a maioria das cidades ainda se valem das frotas de ônibus. Esta pesquisa objetiva apresentar um modelo que propõe identificar o momento que poderá ser exercida a opção de vender ou comprar um veículo usado da frota de ônibus do sistema de transporte público urbano, por meio da aplicação da Teoria de Opções Reais (TOR). Pesquisas apontam que quando o veículo é novo os custos de manutenção são baixos, cobrindo basicamente as revisões de rotina e a substituição de componentes, porém depois de certa idade, esses custos vão aumentando. Neste sentido uma dúvida que sempre surge é decidir o momento adequado para adquirir ou se desfazer de um veículo usado. A teoria utilizada neste estudo, a TOR, foca no Modelo Binomial em Tempo Discreto. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido com dados reais de um caso específico de frota de ônibus que serviu de suporte para a construção e teste do modelo proposto e apoiou-se em dados de uma empresa de ônibus tradicional do Espírito Santo. O modelo proposto é validado por meio de exemplo numérico que identifica o momento para a tomada de decisão. No caso em estudo o modelo apresentou o momento da opção a partir do final do segundo ano de uso do ônibus. A metodologia aplicada e os resultados encontrados despertam para a necessidade dos gestores terem informações decorrentes dos dados das frotas e poderem tomar decisões mais seguras, especialmente o momento “ideal” para substituição da frota. Para o poder público, estudos dessa natureza podem gerar subsídios à elaboração de normativos pelas agências reguladoras com vistas ao atendimento pelas concessionárias e de parcerias público-privado.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues da Costa, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia pela UFRJ. Coordenadora dos cursos da graduação e Professora Assistente da Fucape Business School.

Aridelmo José Campanharo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Diretor e Professor da Fucape Business School.

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Publicado

08/11/2014

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Artigos