TEORIA DA AGÊNCIA, STEWARDSHIP E STAKEHOLDERS: UM ENSAIO SOBRE SUA RELEVÂNCIA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v8i3.5416

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Teoria da Agência, Teoria do Stewardship, Teoria do Stakeholder.

Resumo

Este ensaio analisa comparativamente as principais teorias que norteiam as questões de Governança Corporativa: Teoria da Agência, Teoria do Stewardship e Teoria dos Stakeholders. Com base em estudos clássicos e recentes são apresentadas as origens, conceitos e contrapontos de cada uma delas.  A teoria do stewardship confronta os pressupostos individualistas do modelo de ser humano apresentado pela teoria da agência, à medida que busca explorar complexidade de pensamentos e ações do indivíduo. Já a teoria dos stakeholders questiona um dos princípios já consolidados pela problemática da agência, que assume como propósito final da companhia a maximização dos retornos dos shareholders. A teoria da agência é a principal vertente teórica utilizada em estudos do campo. Entretanto, observa-se a crescente tendência de estudos multi teóricos, dada a possível complementaridade dessas teorias. Esse ensaio ainda se posiciona criticamente quanto a aplicabilidade da teoria do stewardship e stakeholders na realidade das organizações.

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Biografia do Autor

Susana Sales Silva, FEA/USP

Administração com área de concentradção em Governança Corporativa

Raquel Sales Costa, FEA/USP

Contabilidade com área de concentração em contabilidade para usuáros externos

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Publicado

08/29/2020

Edição

Seção

Artigos 2018