INFLUÊNCIA DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • André Ricardo Moncaio Zanon Universidade de Brasília
  • Clésio Gomes de Araújo Universidade de Brasília
  • André Nunes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3844

Palavras-chave:

Política de dividendos. Valor de mercado. New Market. Payout.

Resumo

Este artigo pretende verificar qual a influência da decisão de distribuir dividendos no valor das empresas. Existe uma corrente segundo a qual a política de dividendos é relevante para a determinação do valor das empresas, enquanto que existe outra, que segue o trabalho de Modigliani e Miller, segundo a qual a distribuição dos dividendos é irrelevante. Para tanto, foi criado um modelo que buscou verificar a relação entre o valor de mercado e os dividendos distribuídos, utilizando-se as variáveis Market to Book (razão entre o valor de mercado e o valor contábil da empresa) e Payout (razão entre os dividendos e o lucro por ação da empresa). Como procedimento metodológico foi estimada uma regressão com dados em painel para verificar um possível impacto da distribuição de lucros no valor de mercado das empresas selecionadas, tendo sido utilizados dados de 33 empresas que faziam parte tanto do Ibovespa quanto do Novo Mercado em junho de 2017, com base das informações contábeis trimestrais divulgadas no período de 01/01/2000 a 31/03/2017. Como resultados da pesquisa não foram encontradas evidências de que há relação entre o valor de mercado das empresas analisadas e o nível de distribuição de dividendos adotado no período. Porém, quando são desconsideradas as distribuições de dividendos em períodos que houve prejuízo, é possível inferir que existe uma relação positiva entre o valor de mercado das empresas e o nível de distribuição de dividendos adotado.

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Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos