O EFEITO DO CAPM EM RELAÇÃO AO RETORNO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DO BM&FBOVESPA

Autores

  • William Aparecido Maciel da Silva Mestrando em Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU)
  • João Antônio de Souza Trindade Mestrando em Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU)
  • Leonardo de Rezende Costa Nagib Mestrando em Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU)
  • Donizete Reina Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3773

Resumo

Utilizado amplamente no mercado financeiro e na academia o (Capital asset pricing model, proposto por Sharpe (1964) sempre foi alvo de discussões e se tornou fonte de estudos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar se o CAPM serve como benchmark para capitar o retorno das ações no mercado de capitais brasileiro, já que este mercado é considerado um mercado emergente de volatilidade constante, corrupção e outros fatores que podem impactar no resultado de uma empresa direta ou indiretamente. A amostra contém 96 empresas de capital aberto do novo mercado, cujo o modelo estatístico utilizado consistiu na regressão linear múltipla com dados em corte transversal, para o ano de 2010 a 2016. A variável dependente CAPM não contribui significantemente para explicar o retorno das ações. Os resultados que o CAPM tem significância estatística para a variável de interesse beta.  O modelo proposto pôde explicar 34,9% da variável CAPM que pode ser justificado pela heterocedasticidade dos dados. Esses resultados ressalta a importância para um investidor de utilizar o CAPM na busca de um custo mínimo para o retorno de seus investimentos.

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Publicado

08/18/2017

Edição

Seção

Artigos