ANÁLISE DOS ARTEFATOS GERENCIAIS UTILIZADOS PELOS FOOD TRUCKS DA CIDADE DE NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3649Palavras-chave:
Artefatos Gerenciais, Food Trucks, Micro e Pequenas Empresas.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os artefatos gerenciais utilizados na tomada de decisão pelos gestores dos Food Trucks na cidade de Natal/RN, com base no modelo proposto pelo International Federation of Accountants (IFAC). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais com oito gestores de Food Trucks no período de Junho à Agosto de 2016, sendo esses selecionados através da técnica snowball sampling. Após a transcrição das entrevistas, os dados foram codificados no software ATLAS.ti® para que, posteriormente, fosse realizada a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, percebe-se uma limitada utilização dos artefatos gerenciais que compreendem o primeiro e o segundo estágio do International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), haja vista apenas a utilização do custeio por absorção e orçamento empresarial. No entanto, o terceiro estágio apresenta um maior índice de utilização, tendo em vista as evidências de adoção do custeio meta, benchmarking, kaizen, planejamento estratégico e just in time. Por fim, o presente estudo verifica que nenhum dos gestores investigados utiliza-se dos artefatos gerenciais referentes ao quarto estágio, comprometendo, assim, a avaliação da criação de valor das entidades.
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