AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BAHIA: UM ESTUDO NA ESCOLA JOSÉ DE ANCHIEITA.

Autores

  • Romilson Moreira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Henrique Levi Freitas Sena de Carvalho Universidade do Estado da Bahia – UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.225

Palavras-chave:

Educação Financeira, Crédito, Consumismo.

Resumo

Diante de uma economia desestabilizada e com altos índices de inflação o brasileiro adquiriu hábitos imediatistas e consumistas. Fruto de uma a rápida valorização da moeda no período que antecedeu o plano real, cada vez mais, as pessoas estão comprometendo significativas partes dos seus recursos e adquirindo crédito, constituindo um cenário de endividamento e inadimplência. Este trabalho vislumbra conhecer o perfil das finanças pessoais dos professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso-BA, partindo das seguintes hipóteses: os professores não praticam educação financeira; utilizam créditos de forma indiscriminada, sem controle e estão em um grau significativo de endividamento. Para obter dados referentes ao estudo, aplicou-se um questionário aos professores da Escola José de Anchieta. Os resultados da pesquisa apontam um crescente endividamento e descontrole das finanças pessoais dos professores pesquisados. A construção de políticas educacionais estimulam a educação financeira e o consumo consciente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romilson Moreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Romilson do Carmo Moreira

 

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e da  Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais – FACAPE.

Contato do autor e-mail: romilson-moreira@bol.com.br

Jorge Alberto Santana de Jesus

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS), Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior (FACAPE - PE) aluno da Pós-Graduação da Administração da Produção e Logística pela Universidade Tiradentes - Unit. Contato com a autor e-mail: jorgeasantana1@hotmail.com

Vanessa Costa Souza

 

Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Sergipe – FaSe, aluna da Pós-Graduação da Administração da Produção e Logística pela Universidade Tiradentes - Unit. Contato com a autora e-mail: vancostasouza@hotmail.com

Henrique Levi Freitas Sena de Carvalho, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB

 

Downloads

Publicado

04/10/2013

Edição

Seção

Artigos