ATENÇÃO NO PROCESSAMENTO DE MARCAS: Diferenças de influência no indivíduo receptor à luz do nível de atenção dirigido
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i2.1715Palavras-chave:
processsamento de marcas, processo da atenção, pré-atenção à marca, influência na memória do indivíduo receptorResumo
A maioria das exposições dos indivíduos a marcas anunciantes ocorre em condições de mera exposição, quando os estímulos estão disponíveis no ambiente, mas não são necessariamente processados de forma ativa, e sim inconscientemente, ao nível pré-atentivo. Mesmo sem a intenção e consciência dos indivíduos, ressalta-se a capacidade de influência do processamento pré-atentivo na memória e no julgamento dos estímulos recebidos. À luz do exposto, buscou-se analisar as diferenças de influência no indivíduo receptor de acordo com o nível de atenção dirigido no processamento de marcas anunciantes. Para tanto, utilizou-se como base conceitual o processo de atenção sob uma perspectiva complexa, subdivido entre pré-atenção e atenção, e a influência da atenção na memória dos indivíduos receptores. Por meio da abordagem hipotético-dedutiva, foram analisadas e comparadas as memórias implícita e explícita e a valoração de marcas entre três níveis distintos de atenção (pré-atenção, atenção dividida e atenção dirigida). Como contribuição, obteve-se a confirmação de três das quatro hipóteses traçadas: memória explícita em maiores níveis de atenção; memória implícita nos três níveis de atenção; valoração de marca no processamento pré-atentivo maior do que o esperado pelo acaso; mas preponderância da pré-atenção frente a maiores níveis de atenção apenas em termos de familiaridade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.