Marca Empregadora e Diversidade nas Organizações: Realidade ou Discurso?
Palavras-chave:
Marca empregadora, Diversidade, Bluewashing, Diversity washingResumo
O trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação organizacional quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de identificação da real efetividade das ações divulgadas. O referencial teórico englobou discussões sobre a gestão da marca empregadora e a questão da diversidade, assim como o falso discurso voltado à causa social (bluewashing) e à diversidade (diversity washing). Com abordagem qualitativa, foram realizados dois grupos focais, o primeiro voltado ao vínculo empregatício de estágio (composto por sete jovens universitários) e o segundo direcionado ao vínculo efetivo, em regime CLT (com oito participantes). A percepção geral foi de importância das práticas de gestão da marca empregadora e da questão da diversidade, tanto para os funcionários quanto para as organizações. Apesar disso, há uma desconfiança geral em relação a essas divulgações, tendo em vista o pouco respaldo efetivo, configurando-se as práticas de bluewashing e diversity washing. O estudo contribui ao entrelaçar temas até então não correlacionados, fazendo-o especialmente sob a perspectiva do público-alvo e principal interessado nas ações em questão: os próprios funcionários.
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